Postado em sábado, 27 de dezembro de 2014
às 08:19
Discussão sobre importação de café verde é retomada
As discussões em torno da importação brasileira de café verde para uso em blends do produto torrado e moído e em cápsulas produzidos no país voltaram à tona.
Do Portal do Agonegócios
A reivindicação antiga de muitas empresas ganhou força nos últimos meses enquanto a suíça Nestlé negociava com o governo brasileiro a obtenção de uma licença de compra de matéria-prima do exterior. A importação é fundamental para a instalação da fábrica de cápsulas da Nestlé no país, anunciada na semana passada e cuja pedra fundamental foi lançada ontem em Montes Claros (MG).
A instalação da fábrica de cápsulas, que segue padrão mundial utilizando grãos de várias origens, estava condicionada à autorização para importar café verde, conforme representantes do setor. Segundo uma fonte, a Nestlé já obteve essa licença, embora a empresa não confirme. Essa mesma fonte diz que a multinacional buscava isenção de tributos para a importação de grãos verdes.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Nestlé afirma que nenhuma decisão sobre a importação foi tomada. "A Nestlé está trabalhando em parceria com vários agentes da cadeia produtiva e do governo, e está confiante em um resultado positivo a respeito do assunto".

COMENTÁRIOS