Postado em segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 às 08:56

Epamig alerta para a mancha-de-phoma

Pesquisadores da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) alertam para o controle da mancha-de-phoma.


Do Portal do Agronegócio

 

Pesquisadores da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) alertam para o controle da mancha-de-phoma, doença causada por um fungo que ataca cafeeiros, principalmente nos períodos de florada e pós-florada. A doença pode encontrar condições favoráveis para maior incidência nesta época do ano, em função dos períodos de chuva, com alternância de temperaturas altas e baixas em períodos curtos.
 
Um dos sintomas para identificação da doença são folhas do cafeeiro com manchas escuras e bordas encurvadas. "A doença é causada por um fungo que ataca a parte jovem da planta de cultivares de café arábica, como novas brotações e folhas, e rapidamente se instala, causando danos à planta", explica a pesquisadora Sara Chalfoun.
 
Ela alerta para o controle preventivo das lavouras com a instalação de quebra-vento, dispositivos que servem para desviar o vento. O plantio de árvores, por exemplo, forma uma barreira que protege a lavoura de ventos fortes e frios. "A instalação de quebra-vento é necessária em cafezais onde há exposição das plantas às frentes frias, em lavouras novas em início de produção e naquelas localizadas em altitudes acima de mil metros", orienta.
 

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo