Postado em quinta-feira, 27 de novembro de 2014
às 08:51
Cafeicultor aposta no Fairtrade
Através da certificação, produtores têm ganhos em preços e nas condições de investir na lavoura
Do Portal do Agronegócio
Os cafeicultores mineiros que investiram na conquista do certificado Fairtrade (comércio justo) estão obtendo resultados positivos. Através da certificação, que é valorizada no mercado internacional, os produtores registraram ganhos em preços do café e nas condições de investir em capacitação e em formas de melhorar a produção, como na mecanização e assistência técnica.
A certificação Fairtrade é bem difundida nos países da Europa e América do Norte. O certificado agrega grande valor ao café cujo preço valoriza de acordo com a qualidade da produção. Os produtores mineiros, que já comercializam o grão com o selo, chegam a ganhar até R$ 80 a mais por saca negociada, o que remunera e permite o investimento constante na melhoria do grão.
Toda produção certificada é vendida pelo preço mínimo de US$ 1,35 por libra peso e um prêmio de 20 centavos de dólar por libra peso. O valor do prêmio é repassado às cooperativas que têm que investir 25% em processos que melhorem a produção e o restante, 75%, definido em assembleia. Esse valor, geralmente, é destinado à compra de máquinas de equipamentos de uso coletivo, cursos, palestras e melhorias estruturais.

COMENTÁRIOS