Postado em segunda-feira, 10 de novembro de 2014 às 09:27

A gestão hídrica na agricultura em tempos de seca

Em tempos de seca e racionamento, questões ligadas à gestão dos recursos hídricos conquistam a atenção da sociedade. Assuntos como agricultura irrigada levantam polêmicas e dividem opiniões, mais pela desinformação do que por seus reais reflexos e im


Do Faemg

Em tempos de seca e racionamento, questões ligadas à gestão dos recursos hídricos conquistam a atenção da sociedade. Assuntos como agricultura irrigada levantam polêmicas e dividem opiniões, mais pela desinformação do que por seus reais reflexos e impactos sobre o consumo da água, novo ouro do milênio.
 
Entre os grandes equívocos amplamente disseminados, está o mito de que a agricultura é responsável por 70% do consumo consuntivo de água, em que não há retorno. Esta ideia ignora os sistemas naturais de ciclo hidrológico e de mobilidade da água no solo. A água utilizada na irrigação não se perde. Parte volta aos lençóis freáticos, parte é evaporada ou transpirada pelas plantas e animais. Assim, o consumo real é apenas o que fica retido no corpo da planta ou do animal, percentual bastante menos expressivo. Além disso, dispomos hoje de técnicas e tecnologias que proporcionaram um salto de eficiência no uso da água pela agricultura, com automação e sistemas muito mais elaborados e desperdício praticamente zerado.
 
Falta informação também aos produtores rurais. Há grande desconhecimento quanto aos custos de implantação e manutenção dos sistemas, e das possibilidades de retorno em curto, médio e longo prazo. Obviamente, eles não serão a alternativa mais indicada em toda situação e, como qualquer investimento, é preciso planejamento e análise de custos e benefícios. É imprescindível adotar o processo mais indicado para cada cultura, tipo de solo e porte de propriedade rural. Além disso, uma vez implantada, a agricultura irrigada demanda planejamento e gestão, com mudança de postura e de consciência do próprio produtor.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo