Postado em terça-feira, 4 de novembro de 2014
às 09:17
Emater divulga os finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas
O julgamento final foi realizado na UFLA
Do Portal do Agronegócio
Na sexta-feira (24/10), 13 julgadores oficiais estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para um desafio: selecionar os melhores cafés do Estado como finalistas do Concurso de Qualidade Cafés de Minas. Ao todo, foram divulgados 33 cafés finalistas das quatro regiões produtoras: 10 amostras do Sul de Minas, 10 do Cerrado Mineiro, 10 das Matas de Minas e três da região Chapadas de Minas.
O Concurso deste ano recebeu 1029 amostras, das quatro principais regiões produtoras. A avaliação final das amostras foi realizada no Polo de Qualidade do Café, ligado à Agência de Inovação do Café – Inovacafé. Nesta etapa final foram realizadas análises sensoriais de 82 amostras de café natural e 47 amostras de cereja descascado (CD).
Leilão Virtual
Esta edição do Concurso contará com uma novidade, haverá um Leilão Virtual de microlotes (uma saca do café na modalidade natural e uma saca de café cereja descascado) das três regiões produtoras que conseguiram atingir a pontuação exigida no regulamento: Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Matas de Minas. O Leilão dos cafés campeões será realizado pela Fundação de Apoio ao Ensino pesquisa e Extensão – Faepe, sediada no campus histórico da UFLA.

COMENTÁRIOS