Postado em terça-feira, 28 de outubro de 2014 às 08:27

Yes, Minas Gerais exportará banana-prata para a Europa

Yes, nós temos bananas, mas exportamos somente cerca de 1%. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de janeiro a setembro foram exportadas 66,5 mil toneladas, dentro de um universo de produção de aproxima


Do Faemg

Yes, nós temos bananas, mas exportamos somente cerca de 1%. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de janeiro a setembro foram exportadas 66,5 mil toneladas, dentro de um universo de produção de aproximadamente 5,4 milhões de toneladas no mesmo período, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
A partir do dia 3 de novembro, esse cenário pode mudar. Nesta data, vai chegar a Portugal o primeiro contêiner de banana-prata de Minas Gerais, direto do Jaíba, Norte de Minas. Embora se saiba que alguns Estados já tentaram vender essa modalidade, não há registros oficiais da exportação desse tipo de banana no Brasil. 
 
O embarque, feito no dia 15 de outubro, faz parte de um projeto desenvolvido pela FAEMG com apoio do Sebrae-MG. O objetivo é abrir as portas para a exportação da fruta mineira.
 
O analista ambiental do INAES, Pierre Vilela, explica que as pesquisas começaram há dois anos para encontrar o ponto de colheita e a técnica ideal de resfriamento, para que a fruta chegasse em boas condições de consumo na Europa. “Não exportamos banana-prata no momento. Temos notícias de algumas tentativas no Ceará, mas ainda não há escala”, afirma.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo