Postado em quinta-feira, 23 de outubro de 2014 às 08:42

Produtividade da safra 2015/16 depende de chuvas regulares, afirma fisiologista

As principais regiões produtoras de café receberam chuvas no final da semana passada


Do Portal do Agronegócio

As principais regiões produtoras de café receberam chuvas no final da semana passada. No entanto, de acordo com cafeicultores entrevistados pelo Notícias Agrícolas, as precipitações ainda são irregulares e insuficientes para reverter o déficit hídrico nos cafés que é agravado pela seca desde o início do ano.
 
Segundo o Commodities Weather Group (CWG), mais de 30% das regiões cafeeiras do Sudeste do Brasil receberam chuvas nos últimos três dias.
 
Dados climáticos da Cooxupé confirmam a irregularidade. Na segunda-feira (20), a cidade de Coromandel-MG recebeu precipitação de 49,6 mm. Esse número representa quase toda a precipitação do mês de outubro na cidade que é de 51,2 mm. Em Carmo do Rio Claro-MG, ontem choveu 26,0 mm. Nas cidades de Alfenas-MG, Guaxupé-MG e Monte Carmelo-MG não houve chuvas e cada uma tem respectivamente, 14,2 mm, 3,0 mm e 14,6 mm de precipitação no acumulado mensal.
 
A Bolsa de Nova York para o café arábica tem precificado a questão climática no Brasil. No início da sessão desta terça-feira (21) as cotações estavam no campo negativo em um movimento de realização de lucros e em meio a notícias da chuva que caiu nas principais cidades produtoras de arábica.
 
Mais tarde, os preços registraram alta com a informação de que as precipitações seriam insuficientes para aliviar um possível déficit de oferta devido à seca, mas o mercado inverteu e o retorno de chuvas regulares na próxima semana e o movimento de troca de posição sustentam a queda até às 15h30.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo