Postado em terça-feira, 14 de outubro de 2014 às 08:15

Café enfrenta a maior seca em 30 anos no sul de Minas Gerais

Climatempo afirma que a chuva só vai aparecer, e de forma irregular, nos últimos dias do mês


Do Portal do Agronegócio

O maior estado produtor nacional de café vem sofrendo com a forte estiagem ao longo desse ano. Até mesmo os cafeicultores do sul de Minas Gerais (Campos do Meio, Boa Esperança, Paraguassu, Três Pontas, Varginha, Guaxupé, e Campos Gerais) estão perdendo as plantações. O prejuízo fica em torno de 30%, mas em algumas lavouras o dano chega a ficar na faixa dos 70%.
 
Segundo o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento, os cafeicultores vão ter que esperar um pouco mais pela chuva. “A previsão é de tempo seco e temperatura elevada nesta e na próxima semana, justamente porque no fim de setembro e começo de outubro houve chuvas muito irregulares e fracas. Somente nos últimos dez dias do mês volta a chover, cerca de 40 a 60mm, mas ainda de forma irregular”, afirmou Nascimento.
 
Por ser uma cultura perene, o café sofre o ano inteiro com as mudanças climáticas. Por isso, os cafeicultores têm intensificado a manutenção das lavouras com o sistema de esqueletamento para que o solo se prepare e cesse a produção durante um ano. Com essa prática os produtores podem reduzir os custos do preparo do café para tentar garantir um bom aproveitamento na safra de 2016.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo