Postado em segunda-feira, 13 de outubro de 2014
às 08:26
Problemas pelo efeito da estiagem sobre a floração das lavouras cafeeiras
A floração do cafezal é um momento muito esperado pelo cafeicultor, pois é o primeiro anuncio da safra vindoura.
Do Portal do Agronegócio
Neste ano, agora em setembro/outubro, teve inicio a florada nas lavouras, em algumas áreas onde já choveu, mas existiam e permanecem dúvidas sobre o volume, a abertura e o pegamento desta florada.
O que se tem visto no campo já pode começar a aclarar estas dúvidas.
Primeiro, havia o receio de que o stress hídrico, mais cedo, em fevereiro até maio, poderia dificultar a indução floral, na fase inicial de formação das gemas. Pode-se observar, sobre isso, que houve a indução normal, pois, agora, os ramos e as rosetas estão com grande numero de botões florais, com boa uniformidade no amadurecimento das gemas, pelo próprio efeito da seca, de maio a setembro.
Como as chuvas, na maioria das regiões, ainda foram em pequeno volume e mal distribuidas, existem variações no comportamento da florada. Em muitas áreas houve uma pequena florada, de ponteiro e mais nas lavouras novas. Em outras, com um pouco mais de chuvas, a florada foi maior, com cerca da metade dos botões abrindo, precisando de mais chuva para a abertura total. Neste ponto surgem indagações e afirmações diversas, dos produtores e dos técnicos. Será que estas flores, por terem ocorrido em período de pouca chuva e pela persistência da seca, vão pegar, ou seja, vão se transformar em frutos.

COMENTÁRIOS