Postado em segunda-feira, 6 de outubro de 2014
às 08:31
Seca já prejudica culturas irrigadas
A forte seca que assolou regiões do país este ano ainda prejudica algumas culturas, apesar da ocorrência recente de chuvas
Do Portal do Agronegócio
A forte seca que assolou regiões do país este ano ainda prejudica algumas culturas, apesar da ocorrência recente de chuvas. Em algumas regiões do Brasil, a escassez de precipitações afeta as lavouras perenes irrigadas, como as de café e de frutas, que não têm recebido água em níveis adequados para o seu desenvolvimento.
Maior produtor nacional de café, responsável por mais da metade da safra nacional, Minas Gerais sofreu nesta safra prejuízos significativos, que devem perdurar pelo menos até o próximo ciclo (2015/16). "Está todo mundo apavorado, alternando dia de irrigação, pois [a água] não está sendo suficiente", afirma Francisco Sérgio de Assis, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (Coocacer).
Segundo ele, no Cerrado Mineiro (que inclui o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba), usualmente metade das lavouras de uma área estimada em 170 mil hectares é irrigada. O uso da tecnologia normalmente é mais necessário entre abril e maio e agosto e outubro. Diante da seca, muitos produtores estão fazendo podas nos cafezais que, consequentemente, não vão produzir no próximo ano, mas ganham vigor para a colheita de 2016, explica Assis.
Nos cafeeiros não irrigados, o presidente da Coocacer estima que há chance de se perder a florada em função do estresse hídrico.

COMENTÁRIOS