Postado em quinta-feira, 11 de setembro de 2014
às 19:59
Cursos de capacitação contribuem para aumento das exportações de café
O sul e sudoeste mineiro apresentam resultados significativos na exportação do café.
Da Redação
O sul e sudoeste mineiro apresentam resultados significativos na exportação do café. Pequenos produtores e trabalhadores rurais vêm participando de cursos de capacitação do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para aperfeiçoarem seus conhecimentos e ampliar a rede de exportação do café. Dados divulgados neste início de setembro pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) confirmam aumento 12% na exportação do café brasileiro em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com dados da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), maior exportadora do grão, as exportações aumentaram 15% de janeiro a agosto, comparado com o mesmo período do ano passado. Se forem considerados os negócios que a Cooxupé já fechou até dezembro de 2014, o crescimento chega a 35,5% nas exportações.
Segundo o superintendente comercial, Lúcio de Araújo Dias, a cafeicultura brasileira está em um bom momento. Um dos motivos é a capacitação. "Particularmente, vejo que a participação do Senar é muito importante neste cenário. Com os cursos, os profissionais estarão mais aptos a produz de maneira mais competitiva e a colocar um produto de qualidade no mercado mundial", disse.
O instrutor Márcio Daúd relata que os cursos oferecidos levam os participantes à reflexão sobre o processo de produção. “Os participantes têm a oportunidade de trocar ideias sobre suas experiências nas lavouras, discutem sobre tecnologias e inovações. Depois da capacitação têm condições de obter um produto de melhor qualidade no mercado”, avalia.
Lilian Campos é um destes exemplos. Pequena produtora, ela comenta que após ter participado de cursos do Senar, a produção melhorou e hoje apresenta resultados mais satisfatórios. “Aumentei expressivamente minha produção e hoje negocio com diversos mercados nacionais e internacionais", disse.

COMENTÁRIOS