Postado em terça-feira, 1 de julho de 2014 às 16:50

Beneficiamento primário de verduras e legumes é realizado na região

Durante o mês de junho realizaram o curso “Beneficiamento Primário de Verduras e Legumes”.


 Da Redação

O Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicado dos Produtores Rurais de Passos (Sinrural) e a Agência de Desenvolvimento de Fortaleza de Minas (Adesfort), incentiva a comunidade rural do município de Fortaleza de Minas a encontrar alternativas para estimular o desenvolvimento econômico regional e a agroindústria familiar. Durante o mês de junho realizaram o curso “Beneficiamento Primário de Verduras e Legumes”.

As aulas foram ministradas no sítio Sonho Meu, na comunidade Barra das Areias, propriedade rural do pequeno produtor, Jairo Pereira de Souza. O curso teve como objetivo orientar os participantes quanto aos cuidados com os alimentos, a legislação vigente, higienização do local do trabalho, dos materiais, dos equipamentos pessoais, recepção e seleção da matéria prima, fabricação de polpas e xaropes congelados, processamento mínimo de verduras e legumes e preparo do produto para a comercialização.

Sob a coordenação da instrutora, Minisa Marriene Fernandes da Silva, as aulas foram realizadas com muita motivação. “Os participantes estão com perspectivas positivas para a prática apreendida, durante o curso observei o interesse dos envolvidos em aprender algo novo. Conhecer as novas técnicas será muito válido para o dia a dia, acredito que este benefício aumentará a renda dos participantes”.

As aulas foram ministradas no sítio Sonho Meu, na comunidade Barra das Areias (Foto: Senar/Ascom)

De acordo com o pequeno produtor rural, Jairo Pereira de Souza, “o curso do Senar será fundamental para gerar aumento de renda, estou confiante e ansioso para aplicar em minha propriedade os conhecimentos adquiridos”.

Segundo o mobilizador, Kilder Péricles Silva, “o papel do Senar no campo é de suma importância. Com a prática dos eventos realizados, os benefícios são muitos, aprendem novas técnicas, aumentam a produção, se organizam melhor na propriedade diminuindo custos, e mais, melhoram a autoestima”.

Para a Agência de Desenvolvimento de Fortaleza de Minas (Adesfort), “o evento foi muito bom, pois além de trazer informações novas que serão utilizadas futuramente nas produções, o curso possibilita entrosamento com demais produtores da região e a troca de experiências”.

O Senar disponibiliza cursos gratuitos a comunidade rural regional, os interessados deverão entrar em contato com as entidades cooperadas.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo