Postado em segunda-feira, 12 de maio de 2014
às 09:40
IBGE: estiagem deve provocar queda de 6% na safra de café em 2014
Clima levou produtores de Minas Gerais a revisarem estimativas
Do Portal do Agronegócio
Os produtores de café devem ser um dos principais prejudicados pela estiagem nos primeiros meses do ano. A safra nacional a ser colhida em 2014 totaliza 2.744.165 de toneladas, ou 45,7 milhões de sacas de 60 kg de café em grãos beneficiados, somadas as espécies arábica e robusta (ou conilon). O montante significa uma queda de 6,1% em relação à produção de 2013, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril, divulgado nesta quinta-feira (8/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O recuo foi provocado pela seca que atingiu Minas Gerais e prejudicou a plantação do café arábica. A espécie deve ter recuo de 12% na produção em 2014 ante 2013, como consequência de uma diminuição de 4,2% na área colhida e redução de 8,2% no rendimento médio.
"A redução na produção foi causada mais por estiagem. Mas o café também vem passando por queda de preço há dois anos, isso desestimula o produtor. Ele investiu menos na cultura, erradicou algumas áreas menos produtivas", afirmou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.
Leia mais em Portal do Agronegócio

Leia mais em Portal do Agronegócio

COMENTÁRIOS