Postado em sexta-feira, 9 de maio de 2014
às 01:20
Exposição fotográfica de Sebastião Salgado vai até sábado na Unifal
São 32 fotografias em formato de pôster, que retratam a humanidade em trânsito.
Alessandro Emergente
A exposição de fotojornalismo de Sebastião Salgado vai até sábado no hall do auditório Leão de Faria, na Unifal (Universidade Federal de Alfenas). São 32 fotografias em formato de pôster, que retratam a humanidade em trânsito em um trabalho que durou seis anos e registrou imagens em 40 países.
De acordo com o produtor cultural da Unifal, Ivanei Salgado, que coordena a exposição, as 32 fotos são apenas parte do projeto “Êxodos”, lançado por Sebastião Salgado no ano 2000. Campos de refugiados, estradas, favelas urbanas são alguns dos locais que serviram de cenário.
O coordenador da exposição explica que as 32 imagens estão divididas em Megalópoles, Refugiados e migrados, Retratos de criança, série África e série “Luta pela Terra”. O trabalho traz fotografias de migrantes e exilados fugindo da repressão, da guerra ou da repressão.
Mineiro de Aimorés, Sebastião Salgado tornou-se uma referência para o fotojornalismo. Já recebeu os prêmios mais importantes concedidos na categoria, entre eles o de melhor repórter fotográfico do ano, oferecido pelo International Center of Photography de Nova York e o Grand Prix de Paris.
A exposição começou no último dia 29 e vai até sábado no hall do auditório Leão de Faria. Cerca de 800 pessoas tinham passado pelo local até quarta-feira passada. Alunos de seis escolas da rede municipal foram conhecer de perto o trabalho de Sebastião Salgado.
Sebastião Salgado (Foto: Alessandro Emergente)
De acordo com o produtor cultural da Universidade, a exposição integra um dos projetos da Pró Reitoria de Extensão da Unifal e foi feito após uma parceria com a Galeria Ampliart, de Poços de Caldas, de onde partiram as obras.
A partir da próxima segunda-feira, a exposição será em Varginha, onde os trabalhos ficam exposto até o dia 16 no campus da Unifal e de 20 a 31 na Casa da Cultura. Em Alfenas, as obras ficam expostas das 9h às 20h dessa sexta-feira e das 9h às 14h de sábado.
COMENTÁRIOS