Postado em segunda-feira, 31 de março de 2014
às 17:07
Aumento da temperatura deve reduzir área de cultivo de café
Bebida mais popular dos brasileiros também está na lista das culturas agrícolas que podem sofrer impactos com as mudanças climáticas
Vai sobrar até para o cafezinho. Nas estimativas dos cientistas sobre os impactos de um planeta mais quente, a bebida mais popular dos brasileiros também está na lista das culturas agrícolas que podem sofrer impactos com as mudanças climáticas.
O alerta aparece em pelo menos dois capítulos da segunda parte do quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que será divulgado neste domingo, 31. Nesta semana, cientistas e representantes de governos estão reunidos em Yokohama para chancelar o documento e concluir a parte não técnica do trabalho - o Sumário para Formuladores de Políticas.
No capítulo sobre áreas rurais, o painel de cientistas destacam estudos publicados nos últimos anos que mostram que aumentos não muito altos de temperatura, a partir de 2 ?C, e mudanças nos padrões de chuva podem afetar a cultura na América do Sul e Central e na África. No mínimo, as mudanças climáticas vão causar modificaçõs consideráveis na distribuição das plantações, rompendo com o modo de vida de milhões de pequenos produtores, concluem os autores.


COMENTÁRIOS