Postado em sexta-feira, 21 de março de 2014 às 09:18

Produtores rurais atingem bons resultados com administração de empresas agrossilvipastoris

Produtores e trabalhadores rurais participaram do curso de Administração de Empresas Agrossilvipastoris do SENAR MINAS


Do Senar
 
Assumir uma postura empreendedora frente aos negócios é uma característica que vem crescendo no meio rural. Produtores e trabalhadores rurais participaram do curso de Administração de Empresas Agrossilvipastoris do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com o objetivo de aprimorar a gestão de seus negócios. O curso propicia o aprendizado em administração rural, com ênfase na gestão do custo de produção do café a partir do levantamento de bens da propriedade (maquinário, veículos, bem - feitorias, parque cafeeiro, etc.) e a tabulação de custos efetivos da produção (insumos, fretes, materiais, mão de obra, entre outros). A capacitação orienta os produtores e trabalhadores rurais a identificarem o tipo de decisão que irão tomar para gerenciar de forma mais produtiva os seus interesses. 
 
Segundo a administradora rural, Lilian Campos, o curso proporciona uma visão diferente do convencional, pois apresenta novas oportunidades de investimentos que antes não conhecida. “Com a capacitação me sinto mais segura para gerir os meus negócios. Aprendi a fazer gastos inteligentes”.
 
Durante o curso, foram realizados exercícios e dinâmicas que objetivavam a coleta, tabulação, agrupamento em centros de custos e posterior análise dos dados. De acordo com o instrutor do SENAR, Márcio Anis Daud, os produtores destinam sua atenção à produção e deixam de lado a administração dos negócios. “É importante que o produtor aprenda a negociar o seu produto no mercado e administrar os seus negócios".
 
Mariângela Batista Silva, mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Cássia, comenta que os participantes após o evento aplicam as técnicas em suas propriedades. “O resultado é crescimento contínuo, eles buscam comercializar seus produtos por meio de cooperativas e empresas agrícolas, conquistando assim, novos mercados. Faz com que o produtor tome as rédeas do seu próprio negócio”.
 
Segundo o presidente do Sindicato, Domingos Inácio Salgado, “ao conhecer as ferramentas utilizadas na administração, o produtor estará mais apto a gerir melhor o seu negócio”.
 
De acordo com o agente de capacitação cooperativista, Ilsson José Aparecido, da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), "estas iniciativas geram crescimento e aumento de renda. Produtores e trabalhadores capacitados conquistam mais oportunidades de mercado e atuam de forma mais produtiva e segura em sua propriedade, meio ambiente e sociedade”. 
 
O SENAR em parceria com entidades do Sudoeste Mineiro já realizou 22 cursos que beneficiaram 300 produtores e trabalhadores rurais neste segmento. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo