Postado em quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
às 13:27
Camburão volta ao octógono com vitória e se prepara para campeonato em Portugal
O lutador Carlos Camburão voltou ao octógono, em luta válida pelo MMA, e venceu o adversário por nocaute.
Alessandro Emergente
O lutador Carlos Alberto Ferreira (Camburão) voltou ao octógono, em luta válida pelo MMA, e venceu o adversário por nocaute. A vitória do atleta de Alfenas, pela categoria leve (até 70 Kg), foi no 1º Piumhi Fight Nigth MMA, onde se sagrou campeão há duas semanas. Outros quatro atletas da Academia Pantera Negra, treinados por Camburão, também venceram.
Desde que conquistou o cinturão sul-mineiro logo em sua estreia nas artes marciais mistas, o MMA (Mixed Martial Arts), Camburão não havia voltado ao octógono. Neste período, participou de campeonatos de jiu-jitsu, sua modalidade de origem pela qual coleciona títulos, além de organizar competições de MMA.
A luta em Piumhi, no entanto, não colocou em jogo o cinturão conquistado em 2010 no Okinawa Fight, competição prevista para retornar em 2014 quando Camburão deverá defender o cinturão na luta principal.
O lutador de jiu-jitsu e de MMA Carlos Camburão exibe o cinturão, medalhas e o troféu
conquistado no 1º Piumhi Fight Nigth MMA (Foto: Alessandro Emergente)
Em Piumhi, Camburão lutou pela regra profissional do UFC (Ultimate Fighting Championship), com exceção das cotoveladas que foram proibidas. O representante de Alfenas diz que, na pesagem oficial um dia antes do combate (realizado dia 7), bateu o peso na “categoria leve” (até 70 Kg) com 300 gramas abaixo do limite.
O combate
Originário do jiu-jitsu, Camburão enfrentou Gilliard Moreira, especialista em muay thai, representando a academia Sokko Fight, de Belo Horizonte. No confronto, o jiu-jitsu de Camburão levou a melhor e foram necessários pouco mais de 2 minutos para o representante de Alfenas nocautear o adversário com um golpe tradicional do jiu-jitsu: o “Mata Leão” (golpe de estrangulamento realizada pelas costas do oponente).
Os treinos diários de Camburão têm sido realizados na Alpha Sports, empresa
com a qual fechou uma parceria recentemente (Foto: Alessandro Emergente)
A luta foi rápida. Camburão e o seu adversário começaram com uma troca de socos, mas logo o representante da Academia Pantera Negra entrou com uma “Baiana” (golpe do jiu-jitsu em que derruba o adversário) e caiu na “meia guarda”, posição em que dominou a luta.
Aproveitando a posição preferida, Camburão aplicou alguns “jabs” (golpe frontal com o punho utilizado no boxe) para abrir espaço e, com isso, dominou o oponente pelas costas, finalizando o combate com o “Mata Leão”.
A equipe
Além de Camburão, outros quatro lutadores da Academia Pantera Negra, que atualmente treinam na estrutura cedida pela Alpha Sports, venceram em suas categorias. Benny Black venceu na “categoria pena” (até 66 kg); Tiago Lopes levou a melhor na “categoria leve” (até 70 kg); Alessandro Gambolino venceu na categoria “meio-médio” (até 77 kg) e Juliano Lima foi campeão na “categoria médio” (até 84 kg).
Erlon, do meio-médio, não conseguiu o mesmo desempenho dos colegas e acabou não vencendo o combate. Segundo Camburão, o lutador é originário do boxe e treina “há pouco tempo” no MMA.
A caminho de Portugal
Camburão está classificado para o 12º European Jiu-Jitsu Open Chapionship, em janeiro, em Lisboa (Portugal). A classificação veio de bons resultados conquistados no Pan Americano “Lutando pela Paz”, em outubro em São Paulo, e no Mundial de Jiu-Jitsu, em julho também na capital paulista. Em 2009, Camburão disputou a competição em Lisboa e saiu vitorioso.
Além da disputa no jiu-jitsu, para qual já está classificado, Camburão também tenta garantir vaga em uma disputa de MMA no mesmo evento. Mas, antes, o lutador de Alfenas tem que enfrentar um outro desafio: a busca por patrocínio.
Camburão já garantiu passagem aérea de ida, mas precisa também garantir o retorno. Por isso, tem corrido atrás de patrocinadores. Diz que “falta pouco” para conseguir representar o esporte de Alfenas em Portugal.
A estadia e a alimentação, durante o período em Portugal, Camburão também já conseguiu através de uma parceria com a Academia Pantera Negra, de Portugal.
Camburão cita alguns patrocinadores que o acompanham: Restaurante Mensorê, Academia Alpha Sports, LH Idiomas, World Sports, Imobiliária Braga, Laboratório Alfenense, Paramotos, Tropical Pulverizadora e Unifi do Brasil. O telefone de contato de Camburão para quem quiser ajudá-lo para viabilizar a sua participação na competição em Portugal é (35) 8711-1830.
COMENTÁRIOS