Postado em segunda-feira, 16 de dezembro de 2013 às 09:27

As preferidas de Noel

As frutas de regiões de clima temperado têm presença garantida nas fartas mesas das festas de fim de ano


Do FAEMG
 
As frutas de regiões de clima temperado têm presença garantida nas fartas mesas das festas de fim de ano. E elas estão ocupando cada vez mais espaço nos campos de Minas. A falta da temperatura mais amena dificulta o crescimento mais rápido das lavouras de pêssegos, ameixas, figos, uvas e nectarinas. Mas já há variedades que se adaptaram ao clima do estado e conquistaram agricultores que optam por diversificar as atividades das fazendas. Os custos do cultivo são altos. Há desafios relacionados com embalagens e transporte. Mesmo assim produtores apostam na valorização das frutas que colorem e dão vida à decoração de Natal.
 
Pesquisas com bons presentes
 
Diante das demandas dos produtores, que buscam meios para a expansão do cultivo no estado, os órgãos de pesquisa assumem a missão de melhorar as espécies produzidas por aqui. No caso do pêssego, estão presentes no campo as variedades maciel, eldorado, pampeano, diamante, chimarrita e as lançadas pela Embrapa Clima Temperado, kampai e rubimel. As uvas já conhecidas pelos produtores são a crimson, benitaka, red globe, niágara branca e rosada. O figo roxo de valinhos é o mais usado no cultivo. As ameixas irati, gema de ouro, roxa de delfim moreira, gulf blaze, frontier e santa rosa e as nectarinas sanracer, sunripe, centenária, josefina e rubrosol também se revelaram produtivas nas lavouras.

Leia mais em FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo