Postado em quinta-feira, 12 de dezembro de 2013 às 09:39

Procura por curso de Inseminação Artificial cresce em Passos

Com a boa fase da pecuária leiteira, muitos produtores da região de Passos, Sudoeste de Mineiro, estão buscando capacitação no curso de Inseminação Artificial do SENAR MINAS


Do FAEMG
 
Com a boa fase da pecuária leiteira, muitos produtores da região de Passos, Sudoeste de Mineiro, estão buscando capacitação no curso de Inseminação Artificial do SENAR MINAS. Com o treinamento, eles podem obter melhoramento genético, aumento da qualidade e da produtividade do rebanho, garantindo um preço mais alto no mercado.
 
Desde início de novembro, já foram realizados cursos em Passos, Jacuí, Alterosa e São José da Barra pelos Sindicatos dos Produtores Rurais destes municípios, treinando cerca de 50 novos inseminadores.
 
O instrutor André Coelho Naves ministra aulas nesta semana em Alterosa para cerca de 10 produtores e trabalhadores rurais da comunidade de Cavacos, onde há gado holandês e girolando, raças tradicionais na produção leiteira.
 
“Com o café em baixa, o produtor voltou a investir no leite, que vive um bom momento. Até pouco tempo, o leite não era atrativo frente ao café. E o SENAR vem recebendo uma demanda crescente do curso”, disse o veterinário que está na área de inseminação artificial há mais de 4 anos.
 
O curso aborda desde o conhecimento básico do sistema de reprodução de bovinos, detecção do cio, manuseio do botijão, descongelamento do sêmen, preparo da fêmea até as técnicas de higienização do ambiente e do gado.
 
“Com estas orientações, os produtores poderão avaliar as vantagens de inseminar na própria propriedade, observando os horários mais apropriados para a prática”, lembrou o instrutor.

Leia mais em FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo