Postado em terça-feira, 29 de outubro de 2013
às 14:36
Música Minas intensifica ações no interior e chega a Alfenas
O Programa Música Minas intensificou as ações de circulação pelo interior do Estado. Alfenas é uma das cidades.
Da Redação
O Programa Música Minas intensifica a partir desta semana as ações de circulação pelo interior do Estado, com painéis no Sul e no Alto Paranaíba de Minas. Alfenas é uma das cidades que terá um encontro no decorrer da semana: será nesta quarta-feira, às 20h, durante Festival Rock Rural.
O objetivo é divulgar os editais do Programa, além de capacitar e estimular agentes culturais a se beneficiarem das oportunidades oferecidas por eles.
No decorrer desta semana, o gestor estadual, Gabriel Murilo, e o gestor de comunicação, Israel do Vale, reúnem-se com músicos, produtores, técnicos, gestores públicos ou privados e demais agentes da cadeia criativa e produtiva em Alfenas e Patos de Minas.
Até abril, cerca de 20 cidades distribuídas pelas dez macrorregiões mineiras serão visitadas pelo Núcleo Gestor do Música Minas - ao menos 11 delas, até dezembro.
Ainda este ano, estão programadas ações em Conselheiro Lafaiete, Itabira, Três Corações, Poços de Caldas, Itajubá, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Almenara e Águas Formosas. Além delas, João Monlevade e Montes Claros também podem receber o Música Minas em 2013.
Edital
O giro pelo interior teve início na segunda quinzena de setembro e acontece no momento de apresentação do edital de descentralização estadual, com lançamento previsto para o início de dezembro.
De fevereiro a julho de 2014, será disponibilizado um total de R$ 140 mil para turnês rodoviárias pelo Estado - o que equivale a três vezes e meia o montante total investido em circulação entre os municípios mineiros na temporada anterior do Programa, no período 2012/2013.
O objetivo é fomentar a criação de microrrotas pelo interior, por meio de parcerias com prefeituras, universidades, festivais, eventos, bares, restaurantes, centros culturais e equipamentos públicos e privados com vocação para a música.
Música Minas
O Música Minas é uma ação compartilhada entre poder público e sociedade civil, por meio de convênio entre o Governo de Minas (via Secretaria de Estado de Cultura) e o Fórum da Música de Minas Gerais, representado na temporada 2013/2014 pelo Valemais – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha.
Em seu quinto ano, o Programa Música Minas tem trabalhado no sentido de qualificar os agentes do setor, gerar oportunidades e construir pontes que promovam a sustentabilidade de carreiras na cadeia criativa e produtiva da música.
As reuniões ordinárias do Fórum da Música de Minas Gerais (instância que reúne as entidades responsáveis pela formulação de diretrizes do Música Minas), são transmitidas ao vivo pela internet –todas as terças, a partir das 19h. A novidade permite que agentes culturais do interior levem contribuições para a construção e o aprimoramento das políticas públicas voltadas para o setor.
Responsável pelas diretrizes do Programa, o Fórum da Música reúne sete entidades organizadas e representativas do setor musical: Aamuce (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), Associação Mucury Cultural, FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e Valemais - Instituto Sociocultural do Jequitinhonha –signatário do atual convênio.
Festival do Rock Rural
O Festival Rock Rural foi criado no final de 2010, reunindo um grupo de amigos interessados por uma cultura alternativa em Alfenas. A ideia foi se multiplicando, até o surgimento do Coletivo Suavis, visando integrar e oferecer oportunidade para os artistas das mais diversas áreas.
Em 2013, a 6° edição do festival conta com debates, oficinas, apresentação de cinema e teatro. E no último dia, 02 de novembro, acontece o tradicional fechamento do evento no pesqueiro Eder Pica Pau, com apresentação de oito bandas.
Neste ano, o Festival acontece totalmente gratuito ao público, e de forma alternativa a grandes eventos de massa na cidade, integrado ao Circuito Mineiro de Festivais Independentes e Rede Brasil de Festivais.
COMENTÁRIOS