Postado em sexta-feira, 4 de outubro de 2013
às 15:41
Prefeitura atrasa salário de setembro dos servidores nomeados
A previsão é que o pagamento seja feito até o final da semana que vem.
Da Redação
A prefeitura de Alfenas ainda não conseguiu saldar toda a folha de pagamento de setembro. Somente os servidores efetivos (concursados) receberam os seus vencimentos na última quinta-feira. A previsão é que o pagamento seja feito até o final da semana que vem.
Com esta previsão, a administração municipal não conseguirá saldar o pagamento do funcionalismo até o quinto dia útil do mês, que vence na próxima segunda-feira. O governo alega queda na arrecadação devido a redução nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Essa perda seria, segundo o governo, de aproximadamente 15%, o que representa cerca de R$ 700 mil a menos por mês na receita.
No início de setembro, o prefeito Maurílio Peloso (PDT), anunciou a demissão de 10% dos funcionários nomeados, além da extinção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As demissões já foram iniciadas pelo governo.
As medidas, segundo o governo, são para equilibrar as contas do município. Desde o início do ano até agosto, a atual gestão alega já ter pago R$ 14,8 milhões de “restos a pagar”, referentes ao período de 2007 a 2012.
A dificuldade em saldar a folha de pagamento de setembro já havia sido adiantada pelo próprio prefeito durante uma reunião, no final de agosto, referente a atrasos nos repasses ao Restaurante Popular. No início do atual governo, os servidores enfrentaram atrasos no pagamento do 13˚ salário, referente a 2012, e chegaram a aprovar um indicativo de greve. O débito foi finalizado em março.
A redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefetiura, mas até a publicação desta reportagem não havia tido retorno.

COMENTÁRIOS