Postado em quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
às 11:56
Dois já oficializaram suas candidaturas à presidência da Câmara
A definição oficial dos nomes que vão disputar a presidência da Câmara Municipal deve ser oficializada até sexta-feira. Dois nomes já foram oficializados.
Alessandro Emergente
A definição oficial dos nomes que vão disputar a presidência da Câmara Municipal de Alfenas deve ser oficializada até às 16h de sexta-feira, dia 21. Dois nomes já foram oficializados: Hemerson Lourenço de Assis (Sonzinho/PT) e Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Professor Chico/PDT).
Na segunda-feira, o vereador Enéias Rezende (PRTB) disse à reportagem que também cogita a possibilidade de disputar a presidência, porém os demais vereadores ouvidos pela reportagem desconheciam este interesse. O parlamentar disse ainda que outra possibilidade é a disputa do cargo de 1º secretário da Mesa Diretora.
Segundo Enéias, seu partido, o PRTB, deve votar em bloco. Ou seja, ele e Paulo Madeira (Paulinho do Asfalto) votarão no mesmo candidato à presidência da Câmara, podendo ser o PRTB o “fiel da balança” numa disputa polarizada.
O presidente do PRTB de Alfenas não confirma, no entanto, apoio explícito a Sonzinho, o que garantiria a vitória do petista com sete votos. Segundo apuração da reportagem, o adversário de Sonzinho, o candidato do PDT – partido do prefeito eleito Maurílio Peloso –, teria cinco votos garantidos.
Fotos: Alessandro Emergente/Arquivo

Na sequência, Sonzinho e Prof Chico estão confirmados na disputa pela presidência
da Câmara Municipal. Acima, eles aparecem durante a diplomação dos eleitos
Um dos apoios à candidatura do Prof. Chico é a do representante do PSB na Câmara, Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata). Ele disse que seu voto foi definido após consulta ao partido. Entretanto, afirmou que não significa um apoio automático ao futuro governo.
Segundo o vereador do PSB, o grupo em apoio ao Prof. Chico trabalha para obter mais dois votos. Isto porque um empate em seis a seis garantiria a presidência a Sonzinho por este ter sido mais bem votado nas eleições. O petista obteve 1.169 votos contra 770 do pedetista.
O atual presidente Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT) informou que vai disputar a vice-presidência, enquanto Jairo Campos (PDT) entrará na disputa por uma das Secretarias da Mesa Diretora, mesma intenção manifestada à reportagem pelo petista José Carlos de Morais (Carlinhos Vardemá/PT).
A eleição, que define o novo presidente da Câmara, será no dia da posse dos eleitos, no Alfenas Tênis Clube. O mandato é válido por dois anos. Um projeto de resolução, apresentado por Jairinho, propunha que a eleição não fosse com voto secreto, mas a proposta não foi votada. Chegou a ser incluída na pauta da sessão extraordinária de segunda-feira, porém o vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) pediu vista (adiamento da votação) e o projeto não deve ser votado este ano.

COMENTÁRIOS