Postado em quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
às 10:21
Grutes comemora 27 anos de teatro encenando “Fulaninha e dona Coisa”
Da Redação
O Grutes (Grupo de Teatro Alfenense) comemora seus 27 anos de formação apresentando a comédia “Fulaninha e Dona Coisa”, de Noemi Marinho. As apresentações serão nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, sempre às 20h30, no Teatro Municipal de Alfenas.
A peça conta, com muita graça e estilo, a história de duas personagens – Dona Coisa, a madame moderna, mas prepotente e autoritária e Fulaninha, a empregada simples, mas esperta, crítica e bem humorada. Entre as duas surge um “técnico em telefonia”.
Dona Coisa é vivida pela atriz Zulmira Albergaria, que também dirige o espetáculo, e Fulaninha ganha alma na interpretação brilhante de Denise Prado. Para viver o técnico, a direção convidou o ator do grupo Folgazã, Evandro Rocha.
>>Clique aqui e confira os vencedores da promoção
Ao completar 27 anos, o Grutes relembra que nasceu com o nome de Gruta, em 1985, com apoio da Feta (Fundação de Apoio e Tecnologia de Alfenas), quando também surgiram o TAC (Teatro Alfenense de Comédia) e o grupo Guarani.
Dos três, o único que continua ativo é o Gruta, que na década de 90 passou a se chamar Grutes (Grupo Teatral Emílio Silveira).
Foto: Divulgação
Zulmira Albergaria (Dona Coisa) e Denise Prado (Fulaninha)
Nestes 27 anos, o grupo montou várias peças infantis: “A Revolta dos Brinquedos” (Pedro Veiga e Pernambuco de Oliveira), “A Viagem de um Barquinho” (Sylvia Orthof), “Zé Capim” (Ricardo Mack Filcgueiras). Também foram interpretados textos adultos: “Fulaninha e D. Coisa”, de Noemi Marinho, (ficou em temporada por mais de cinco anos, em Alfenas e região), e “Cor de Chá”, também de Noemi Marinho, (foi classificada entre os 11 espetáculos selecionados dos 180 inscritos na sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Varginha).
Em junho de 2010, “Cor de Chá” foi premiado no 5º Nepopó Festival (Festival de Teatro de São João Nepomuceno-MG) na categoria melhor espetáculo e também como melhor interpretação para Denise Prado e melhor direção para Zulmira Albergaria.
Para a apresentação da peça, o Grutes conta com apoio da Goiatá Seguros, do escritório de advocacia Cardoso e Viana, da Mídia Publicidade e da Academinas- academia de Tênis.
Quem for ao teatro Municipal assistir a Fulaninha e Dona Coisa além de rir muito e descontrair, saberá porque o grupo permanece ativo e faz tanto sucesso.
O espetáculo é livre para qualquer idade e o ingresso custa R$ 10 (inteira). Crianças (de 6 a 12 anos) pagam R$ 5 (meia-entrada), assim como estudantes e pessoas acima de 60 anos. As vendas dos ingressos serão no próprio teatro.
FULANINHA E D. COISA
A peça conta a história de uma jovem moça do interior que chega à cidade grande, com a cabeça cheia de sonhos, para tentar a sorte. Já Dona Coisa é uma mulher bastante prática e moderna, que prefere levar a vida solitariamente a tolerar as diferenças que dificultam as relações entre as pessoas.
Assim, o espetáculo Fulaninha e D. Coisa conta a história de uma patroa e de uma empregada, que é desenvolvida através das peripécias causadas pela ingenuidade de Fulaninha e das intolerâncias de Dona Coisa.
Essa relação de poder e diferenças acabam despertando sentimentos ocultos como a solidão e a carência afetiva. Pontilhado por cenas tragicômicas e embates, o espetáculo busca na farsa e em elementos da comédia uma interação com o público.
O encontro entre esses dois mundos completamente diferentes acontece no pequeno espaço de um apartamento. Garantia de muitas risadas e reflexões no relacionamento patroa-empregada.
Ficha Técnica:
Denise Prado – Fulaninha
Zulmira Albergaria – Dona Coisa
Evandro Rocha – Técnico (ator especialmente convidado - Folgazã)
Iluminação e Sonoplastia- Edvaldo Borges
Produção – Soloni Viana
Apoio: Goiatá seguros, Cardoso e Viana-escritório de Advocacia, Mídia publicidade e Academinas - academia de tênis.
COMENTÁRIOS