Postado em terça-feira, 23 de outubro de 2012 às 01:40

Santinhos rendem votos para candidatos e itens para colecionadores

As campanhas eleitorais não fazem a alegria só das empresas gráficas que imprimem o material de divulgação dos candidatos, mas também de colecionadores.


Erick Vizoki

As campanhas eleitorais não fazem a alegria só das empresas gráficas que imprimem o material de divulgação dos candidatos, mas também de colecionadores.

Os milhares de “santinhos” distribuídos pelos pleiteantes a cargos públicos, com seus dados e fotos, se por um lado sujam toda a cidade, por outro viram objeto de coleção. Em alguns casos, são até um serviço de informação e documentação sobre os agentes políticos de suas respectivas cidades.

Pelo menos é assim que o comerciante Daniel Alexandre da Silva, proprietário do Bar do Daniel, instalado no Mercado Municipal, define sua coleção de “santinhos”. “Vem pessoas de vários lugares para saber os resultados, quem foram os candidatos de Alfenas e a votação que tiveram”, conta orgulhoso, mostrando seu caderno com as fichas dos candidatos a vereador e prefeito coladas nas páginas. “É um documento que todo mundo tem curiosidade para ver”, ressalta.

Muitas pessoas têm o hábito de guardar, às vezes por puro lazer e diversão, essas verdadeiras pérolas do marketing político. As pecinhas publicitárias trazem estampados os mais diversos personagens, desde os mais conhecidos e conceituados pelos eleitores até figuras como o já internacionalmente conhecido “Elvis Não Morreu”, que disputou este ano uma vaga na Câmara Municipal de Alfenas, mas não conseguiu se eleger, contabilizando 241 votos (0,56%). O “nome de guerra” do candidato foi destaque até no jornal estadunidense “The New York Times”, um dos mais prestigiados do mundo.

Fotos: Erick Vizoki 

Daniel Alexandre da Silva está em sua segunda coleção: “Os fregueses também ajudaram muito"


E para completar uma coleção, todo esforço é válido para o bom colecionador. É muito comum, durante o período eleitoral, se deparar com pessoas se abaixando nas calçadas e ruas para colher os papeizinhos do chão. “Os fregueses também ajudaram muito trazendo santinhos que recebiam dos candidatos”, lembra Daniel. “Até as crianças colaboraram”, completa sua esposa, Jane. É a segunda vez que Daniel monta sua coleção. A primeira foi nas eleições municipais de 2008, mas não foi tão completa como a deste ano.

Santinhos e gatos

A professora de matemática aposentada, Maria José Paiva Leite (Zezé) também resolveu montar sua coleção este ano, e caprichou.

“Ela gosta de colecionar coisas, inclusive gatos”, conta seu marido, o comerciante Roberto Munhoz Leite, proprietário do Pastelito. Ele diz que sua esposa mantém cerca de 40 gatos em sua casa, na Zona Rural. “E cada dia chega mais”, diverte-se.

 

O comerciante Roberto Munhoz Leite mostra a coleção de sua esposa,
Maria José: levantamento detalhado

Zezé montou um meticuloso catálogo com “santinhos” de todos os candidatos de Alfenas. Ao todo, estão colados nas páginas de seu caderno, 175 “santinhos” de candidatos a vereador, além dos quatro candidatos a prefeito da cidade. Os candidatos desistentes também não foram esquecidos, sendo 11 no total, mas que não distribuíram suas “colinhas”: a professora relacionou os nomes e números de todos eles.

A organização da coleção de Maria José é de fazer inveja aos mais experientes colecionadores. Está tudo lá: os candidatos eleitos e não eleitos, bem como os suplentes, com números de votos conquistados e percentual de aprovação dos eleitores, além de matérias publicadas na imprensa alfenense.

Roberto Leite também fez sua coleção em 2008, mas não com tanto zelo. Após conseguir “santinhos” de todos os candidatos, ele acabou optado por jogar tudo no lixo. Tudo bem: o “santinho” pode, mas o voto não.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo