Postado em sábado, 3 de março de 2012

Ummagumma traz a Alfenas o art rock do Pink Floyd

A banda “Ummagumma”, de Três Pontas (MG), se apresentou em Alfenas na última sexta-feira (02), no Espaço Z.


 Erick Vizoki

A banda “Ummagumma”, de Três Pontas (MG), se apresentou em Alfenas na última sexta-feira (02), no Espaço Z. Programado para começar à meia-noite, o show iniciou por volta da 1h10 de sábado. Mas o público não pareceu se incomodar.

Com 10 anos de carreira, é a primeira vez que os músicos se apresentaram na cidade. A banda é um cover do grupo inglês de rock progressivo (ou art rock), Pink Floyd. Criado em 1967, é um dos nomes mais influentes da história do rock.

>>Confira um trecho do show do Ummagumma


>>Saiba mais sobre o Pink Floyd


A ideia de trazer o grupo a Alfenas partiu do publicitário e empresário Luiz Henrique Silveira (Luiz da Plug), que pretende trazê-los novamente no ano que vem.

O grupo existe há uma década. Foi criado em 2002, logo após a vinda de Roger Waters ao Brasil em março daquele ano. Waters era baixista, vocalista, cofundador e o principal compositor da banda.

"A ideia era produzir um show que transmitisse ao público ao menos um pouco da emoção que eles sentiram, tendo ao mesmo tempo a oportunidade de produzir um trabalho com responsabilidade, profissionalismo e qualidade”, consta no site oficial da banda .

Fotos: Alessandro Emergente e Erick Vizoki

Entre os clássicos do grupo inglês, a banda de Três Pontas interpretou também “Money” e “Time”

“Ummagumma” é também o nome de um dos primeiros álbuns do grupo inglês, de 1969, e um dos mais cultuados. “Foi mais por causa da sonoridade do nome. Mas, na realidade, as músicas desse álbum a gente acaba não trabalhando nos shows”, disse Isabela Martins, backing vocal da banda.

Apesar de ser uma banda de rock clássico dos anos 60, que encerrou recentemente suas atividades, o Pink Floyd ainda atrai as novas gerações. “Quem vai no nosso show já sabe o que espera, a não ser um ou outro desavisado. Mas é raro”, declarou Bruno Martins, guitarrista e vocalista principal do Ummagumma.

Fotos: Alessandro Emergente e Erick Vizoki

 

A banda Ummagumma tentou reproduzir o mesmo clima dos shows do Pink Floyd

“No mínimo, todos conhecem Wish You Were Here e Another Brick In The Wall. Não temos problemas quanto a isso, a aceitação é geral”, enfatizou. “É frequente a gente encontrar meninos de 13, 14 anos que sabem cantar Echoes inteira e pedem pra gente tocar Dogs’”, avaliza Isabel. Ambas as músicas citadas pela cantora são longas e raramente tocam em rádios convencionais.

Estrutura

O grupo inglês é famoso também pelas produções arrojadas e pirotécnicas de seus shows. Além dos efeitos especiais, cenografia e iluminação, o próprio grupo original, formado por quatro integrantes (Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason), se apresentava com músicos de apoio. Esse recurso era necessário devido à complexidade sonora do Pink Floyd. O Ummagumma conta atualmente, apenas na banda, com onze integrantes.

 

Foto: Erick Vizoki

 

Nem o atraso para o início do show pareceu se incomodar o público

“Além dos onze músicos da banda, ainda temos a equipe, hoje com cinco pessoas. São, no mínimo, dezesseis pessoas num show. É uma estrutura cara”, explica Isabel. “E tem o cenários, iluminação, os efeitos...”, lembra Bruno.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo