Postado em quarta-feira, 1 de junho de 2011

Inadimplência cresce 59% no primeiro quadrimestre de 2011

A inadimplência em Alfenas cresceu 59% nos primeiros quatro meses de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado.


 Alessandro Emergente

A inadimplência em Alfenas cresceu 59% nos primeiros quatro meses de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas) com base em registros do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Os dados, que informam o número de nomes inclusos no SCPC, também revelam o perfil do inadimplente em Alfenas. Segundo a Acia, os inadimplentes mais comuns, de janeiro a abril deste ano, são homens solteiros com idade que varia de 20 a 40 anos.

Segundo o levantamento, 95% dos inadimplentes são solteiros. A Acia comparou o perfil do inadimplente do ano passado com o deste ano – considerando os primeiros quatro meses de cada ano – e revela um crescimento da inadimplência entre as mulheres.

Enquanto, em 2010, os homens representavam 70% dos inadimplentes, em 2011, este percentual caiu para 62%. Ou seja, a participação das mulheres no período cresceu de 30% para 38%.

Segundo a Acia, as justificativas mais comuns utilizadas pelos inadimplentes são 1) a de que deixou de pagar suas contas por causa do desemprego, 2) a de que perdeu o controle dos gastos ou 3) porque acumulou as contas de final e de início de ano.

Tendência de Mercado

Na avaliação do presidente da Acia, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico), sempre que há uma variação negativa da economia o comércio está sujeito ao aumento da inadimplência. Cita que com a inflação em crescimento há naturalmente a retração nas vendas e a inadimplência.

A Acia, através de sua assessoria de imprensa, informa que, desde o início do ano, houve um aumento na entrega de currículos para cadastramento no Balcão de Empregos da entidade e na procura por uma vaga no mercado de trabalho.

O presidente da Acia cita que esta elevação ocorre porque também houve um aumento na oferta de empregos. “No entanto, existem vagas que continuam abertas uma vez que estas exigem qualificação", ressalta.

O presidente da Acia recomenda aos comerciantes a adoção de cuidados básicos como uma consulta criteriosa ao cadastro do SCPC. Segundo ele, a “ânsia” de muitos comerciantes em aumentar a venda acaba acarretando em uma seleção não criteriosa na hora de conceder o crediário.

Prof. Chico também recomenda ao comércio que ofereça vantagens, como os descontos, na venda à vista o que evita qualquer processo burocrático e afasta o risco de inadimplência. “Uma análise segura no momento de uma venda a crédito ou no cheque pode evitar muita dor de cabeça”, cita a entidade em seu site.  



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo