Postado em segunda-feira, 21 de março de 2011

Espetáculo musical revisita o criador do Big Brother, George Orwell


Da Redação

Em seu quarto ano em turnê, o monólogo musical “1984, Uma leitura musical” apresenta-se na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) nesta terça-feira (dia 22), às 20h. Diversos professores foram convidados para debater o tema.

Traduzir musicalmente uma das mais importantes obras do século XX, atualizando o discurso de seu criador ligando-o aos acontecimentos da atualidade. Esta é a proposta do espetáculo que tem feito sucesso pelas universidades onde se apresenta (PUC/BH, UFMG/BH, Unitau, Unifei, FeMIT, Fesb).

Lançado em 2007, o monólogo musical “1984, Uma leitura musical” é interpretado por Jucilene Buosi, que empresta ao espetáculo toda sua versatilidade vocal e dramaticidade (que ganhou em anos de estudo do canto lírico).

A trilha sonora é também de um sulmineiro, o compositor Wolf Borges que, inspirado na obra “1984” passeia por diversos estilos musicais como o rock progressivo, o tango, a valsa para ilustrar musicalmente momentos retratados no livro.

Orwell escreveu sua obra em 1948, imaginando o que seria o futuro sob a ótica dos regimes totalitários da época – o fim da liberdade e a transformação do indivíduo em objeto para servir aos interesses do sistema – esta é a abordagem de 1984.

Na leitura musical, que atualiza a crítica social de Orwell, o narrador – ora observador, ora personagem (ora vigilante, ora vigiado) - continua sob o comando do mesmo Big Brother (ou, em bom português, Grande Irmão), personagem criado por Orwell que tinha o controle do sistema através de câmeras de TV. Daí a inspiração dos realities shows em todo mundo.

O espetáculo foi dirigido pelo coreógrafo Tuca Pinheiro, que acrescentou a ele elementos de dança e vídeo, e juntamente com seus criadores (Wolf e Jucilene), conseguiu traduzir o ambiente da trama, conjugando sentimentos controversos, dosando dramaticidade e leveza, visitando os limiares da razão e alienação.

No palco, além da atriz, o resultado de uma cuidadosa produção: cenografia e roteiro, também assinados por Wolf Borges, figurino, projeto de iluminação e vídeo-arte, e a execução ao vivo da trilha sonora.

O espetáculo já esteve em turnê por diversas cidades brasileiras e desde 2009 trabalha sua versão didática, quando seus criadores levaram-no para a Universidade e acrescentaram-lhe debate com professores e a participação da comunidade estudantil.

“O modelo didático tem se mostrado bastante efetivo no que diz respeito ao resgate da universidade em seu papel de ambiente de debate e discussões filosóficas”, diz Wolf. Já para a atriz e intérprete da obra, Jucilene, “a oportunidade de levar a mensagem de Orwell aos jovens através da linguagem musical é um privilégio”.

O projeto é amparado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pela Fagor Ederlan Brasileria. Quem promove e apoia o espetáculo é a Pró-reitora de Extensão da Unifal.


Serviço

Monólogo musical – 1984, Uma leitura musical
Data: 22/03/2011 - TERÇA
Horário: 20:00
Local: Auditório Leão de Faria - UNIFAL
ENTRADA FRANCA para estudantes e toda comunidade.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo