Postado em quinta-feira, 10 de março de 2011

Agropecuária puxa a geração de empregos no mês de janeiro

O setor da agropecuária puxou positivamente o saldo de empregos em Alfenas durante o mês de janeiro.


Alessandro Emergente

O setor da agropecuária puxou positivamente o saldo de empregos em Alfenas durante o mês de janeiro. É o que revela dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho.

Em janeiro foram 140 empregos a mais na agricultura e na pecuária. Curiosamente, o saldo do setor agropecuário é superior ao saldo geral de empregos com carteira assinada no município, que registrou 95 vagas a mais considerando todos os setores da economia.

Das 672 admissões em Alfenas no mês de janeiro, 32,58% (219) veio da agropecuária. O Caged relaciona oito setores da economia e foi o comércio que representou o segundo maior índice de contratações em janeiro (174), porém foi o que mais demitiu no período: 232 registros de desligamentos de funcionário, causando um saldo negativo de menos 58 vagas no setor.

A série histórica do Caged registra sempre em janeiro a agropecuária como a impulsionadora da geração de vagas com carteira assinada em Alfenas. No ano passado, por exemplo, a agropecuário gerou um número bem menor de vagas (55), mas mesmo assim foi o setor da economia que mais criou vagas no período. Em 2009, foi o maior saldo do setor nos últimos sete anos: foram 181 vagas criadas.

Apesar do saldo positivo de janeiro, a agropecuária não acumula um saldo expressivo no decorrer dos últimos doze meses. Somente seis postos de trabalho a mais foram criados de janeiro de 2010 a janeiro deste ano. Foram 3.211 admissões contra 3.205 demissões.

Cenário Nacional

O bom índice da agropecuária em janeiro também é um reflexo do que acontece com o setor no Brasil. A agropecuária apresentou números favoráveis para a economia nacional durante o mês de janeiro.

Apesar de perder a importância na escala comparativa, a agropecuária manteve-se em quarto lugar entre os que mais criaram vagas. Com 8.324 vagas geradas com carteira assinada, ficou atrás da indústria (53.207), da construção civil (33.358) e do setor de serviços (73.231).

Outros setores

No total, Alfenas gerou 95 novas vagas com carteira assinada durante o primeiro mês de 2011. O número foi semelhante ao registrado no mesmo período do ano anterior, quando foram criadas 92 novas vagas.

Nos últimos sete anos, o Caged tem registrado em Alfenas oscilações na criação de novas vagas de trabalho. Em 2005 foram 149 novos postos de trabalho no mês de janeiro, mas no ano seguinte, em 2006, caiu para 92. Em 2007, houve um saldo negativo de 61 vagas.

Já em 2008 o mercado de trabalho local fechou janeiro em recuperação: 85 novos postos de trabalho. Teve no ano seguinte, em 2009, um número ainda mais expressivo atingindo 117 novas vagas. Nos dois últimos anos manteve-se estável com 92 postos de trabalho a mais, em 2010, e 95 este ano.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo