Postado em sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Informais receberão consultoria para legalizar suas empresas
O “Programa Viver Melhor com Trabalho e Renda”, criado para desenvolver a economia das comunidades, foi lançado pela prefeitura.
Da Redação
A prefeitura de Alfenas lançou em setembro, o “Programa Viver Melhor com Trabalho e Renda”, criado para desenvolver sustentavelmente a economia das comunidades de Alfenas. O Programa busca a formalização, capacitação e desenvolvimento do empreendedor local na inserção do ambiente de negócios.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o objetivo inclui a concessão de crédito popular para abertura e expansão de pequenos negócios, a celebração de convênios com órgãos e instituições federais e estaduais. Além disso, informa que prevê o apoio a iniciativas individuais, com atividades de acompanhamento dos empreendimentos.
O lançamento do projeto contou com a participação do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), dos secretários municipais, Antonio Carlos Esteves Pereira (Coordenação de Governo), da secretária Tanilda Araujo (Fazenda), do secretário Fausto Costa (Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Ação Regional) e do secretário Ivair de Morais (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente).
O “Programa Viver Melhor com Trabalho e Renda” será gerenciado pela Secretaria de Coordenação de Governo, com a cooperação das Secretarias da Fazenda, de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Ação Regional e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Segundo o secretário de Coordenação de Governo, Antônio Carlos, o objetivo da prefeitura é trazer essas pessoas que têm atividades informais para a formalidade. “Legalizando seu negócio o empreendedor vai poder passar a contratar pessoas com carteira assinada, ter acesso ao crédito e a uma série de possibilidades de vender para empresas com grande porte, gerando um volume de renda muito maior para toda a população da cidade e região, fomentando seus negócios e seus investimentos”, destacou.
Além disso, o Programa prevê para fins de promoção de incentivos destinados a instalação de investimentos que resultem na geração de trabalho e renda, no município e a condição para o empreendedor se beneficiar dos incentivos que será a do emprego de pessoas residentes na cidade, e contará no mínimo de 70% do quadro funcional do empreendimento, estar compatível com as regras de licenciamento ambiental, possuir viabilidade econômica e potencial para a ampliação do número de empregados na empresa.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o município também dará apoio e irá incentivar a realização de feiras de produtores e artesão, apoiando missões técnicas para exposição e venda de produtos locais em outros municípios.
COMENTÁRIOS