Postado em terça-feira, 6 de julho de 2010
Atleta alfenense de 8 anos se tornará faixa preta no taekwondo
Uma atleta de apenas 8 anos será a mais nova faixa preta no taekwondo do Sul de Minas.
Alessandro Emergente
Uma atleta de apenas 8 anos será a mais nova faixa preta no taekwondo do Sul de Minas. Geovana Gomes será promovida no próximo dia 17 de julho.
A jovem atleta começou a treinar com apenas três anos, idade mínima para iniciar a atividade neste tipo de esporte. Com uma rotina de três treinos semanais, cada um com 1h30, Geovana acaba não encontrando outras garotas, da mesma idade, para enfrentar nos treinos.
Segundo o Mestre Frank Marcondes, treinador de Geovana, a solução é remanejar garotos para treinar com a menina. Esta é somente uma pequena demonstração do potencial da garota. O treinador desconhece outra criança de 8 anos no Estado que já tenha sido promovida a faixa preta.
Carreira Precoce
Apesar da pouca idade, Geovana já tem no currículo cerca de 12 competições disputadas. No final de julho, ela participará do Brasil Open, em São Paulo, maior campeonato da América Latina que reúne 45 países, inclusive a Coréia do Sul, berço do taekwondo.
Geovana tem 8 anos e treina desde os três
Na avaliação do treinador, Geovana tornou-se um exemplo para outras crianças. Ele destaca, além do ganho na saúde, efeitos positivos para as crianças que praticam o esporte. Entre eles: disciplina, coordenação motora e autoestima.
Mas para que o resultado alcançado por Geovana fosse possível, Mestre Frank destaca o incentivo dos pais José Arildo da Silva e Geilana Gomes Lopes. “Este apoio é fundamental”, diz ao observar também que é preciso um trabalho psicológico especial com alunos desta idade.
Para o treinador, o surgimento de Geovana como destaque é reflexo de uma tendência positiva: a evolução da participação feminina no esporte. Em sua academia, por exemplo, dos 50 alunos, 15 são mulheres.
Jéssica
Outro exemplo da participação feminina no taekwondo é Jéssica Peralta Soares, de 19 anos. Ela também se tornará faixa preta no próximo dia 17. Ela vem se destacando no cenário brasileiro e até internacional. Já conquistou ao longo de sua carreira 29 medalhas de ouro, sendo 15 vezes campeã da Regional Sul, Tetra Campeã do Interestadual, Bi campeã do Americano em Santa Catarina (2008/2009), Campeã do Mundialito em Santa Catarina, no Balneário Camboriu, em 2009, Tri Campeã Mineira de Belo Horizonte-Capital e Tetra Campeã Internacional – Tri no Brasil e um título de Campeã, na Argentina.
O seu próximo passo dentro da modalidade é alcançar a categoria faixa preta para participar da Seletiva 2015, com o objetivo de competir nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
O exame de faixa será no dia 17 de julho na Acadêmia Garra Dupla, na rua Juscelino Barbosa (nº 1.090). Além de Geovana e Jéssica, outros quatro alunos também farão exame de faixa.
COMENTÁRIOS