Postado em quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Código de Conduta estreia para atrair quem gosta de filmes de ação
“Código de Conduta” é mais nova atração do Cine Art Café, de Alfenas. A produção estreia nesta sexta-feira, às 21h.
Da Redação
“Código de Conduta” é mais nova atração do Cine Art Café, de Alfenas. A produção estreia nesta sexta-feira, às 21h, e promete levar para dentro das sala de exibição o público amante de filmes de ação.
Neste filme, o diretor F. Gary Gray se volta para uma história de vingança, contando com o ator escocês Gerard Butler ("300") à frente do elenco. Desenvolve a história de Clyde Shelton (Gerard Butler), cuja esposa e a filha são assassinadas durante um assalto. Clyde estava presente e reconhece os criminosos, mas um detalhe jurídico contribui para que um deles, Darby, saia da prisão.
Quando vai pedir ajuda ao promotor público Nick Rice (Jamie Foxx, de "Ray"), alegando que o assaltante estuprou sua esposa, o viúvo percebe que houve um acordo, baseado em delação premiada. Assim sendo, não há nada mais a ser feito. Clyde parte, assim, para planejar sua própria vingança.
Dez anos se passam até ele começar o acerto de contas. O plano é fazer com que o sistema jurídico funcione a seu favor. Sistematicamente, Clyde passa a eliminar todas as pessoas responsáveis pelo inquérito que livrou Darby das acusações. Mas, por falta de provas conclusivas, ele não pode ser preso.
Desta forma, cabe ao promotor Nick Rice impedir as ações do homem, indo muito além de seu trabalho jurídico (já que promotores não fazem investigação em cenas de crimes). Mesmo contra a vontade, ele acaba entrando no jogo de Clyde, que se satisfaz em humilhá-lo publicamente.
O que mais incomoda nesta história não é a vingança em si, mas a inversão de papeis criada por Kurt Wimmer. Numa história em que não existe "mocinho", ele glorifica os desajustados e dá força a uma defesa do linchamento.
O filme estreia nesta sexta juntamente com outra estreia: “Alvin e os esquilos” em exibição às 17h e 19h.
Fonte: reportagem de Rodrigo Zavala, do Cineweb
COMENTÁRIOS