Postado em sábado, 14 de novembro de 2009
Filme brasileiro indicado ao Oscar entra em exibição em Alfenas
O filme "Salve Geral" é inspirado nas rebeliões e atentados do PCC em 2006. O longa fez sua estréia em Alfenas
Da Redação
O filme "Salve Geral - O Dia em que São Paulo Parou", do diretor Sergio Rezende, é inspirado nas rebeliões e atentados do PCC que paralisaram a capital paulista em maio de 2006. O longa, que fez sua estréia na sexta em Alfenas, traz Andréa Beltrão interpretando a professora Lúcia. Endividada e tentando proteger o filho (interpretado por Lee Thalor), ela se envolve com uma organização criminosa e passa a agir no limite entre o crime e a legalidade.
>>Veja o site oficial sobre o filme
>>Veja a programação do Cine Art Café
O drama pessoal de Lúcia abrange o período de um ano, entre o dia das mães de 2005 e o do ano seguinte - dia dos atentados. Além do drama, o filme tem também elementos de ação e de crítica social.
"Salve Geral" entra na lista dos filmes recentes que abordam a criminalidade urbana. Depois dos sucessos de bilheteria "Carandiru" e "Tropa de Elite", ainda serão lançados até o fim do ano "Rota Comando", sobre a Rota paulistana, e "400 Contra 1", sobre a história do Comando Vermelho.
'Salve Geral' é um dos 65 filmes concorrentes ao Oscar nas cinco indicações da categoria. O filme será exibido pela primeira vez para os membros da Academia de Hollywood no próximo dia 30.
As filmagens de "Salve Geral" começaram em outubro. Antes de passar pelo Rio de Janeiro - onde foram gravadas cenas no Complexo Penitenciário Frei Caneca, no centro do Rio de Janeiro, desativado há três anos -, já tinham acontecido em Paulínia, Campinas e São Paulo. Em Paulínia foram construídos os cenários de estúdio, entre eles um dos principais do filme, que é a casa da professora Lúcia.
As locações exteriores em Campinas e Paulínia foram a alternativa encontrada para representar a cidade de São Paulo nas telas, evitando todos os complicadores de se filmar na capital, conta a diretora de arte Vera Hamburger. Mas também foram filmadas cenas na avenida Paulista, que é mostrada completamente deserta.
COMENTÁRIOS