Postado em domingo, 16 de agosto de 2009

Pesquisa em Alfenas aponta queda no preço dos alimentos

A pesquisa mensal do Nampe (Núcleo de Apoio à Micro e Pequena Empresa de Alfenas) apontou queda de 4,30% nos preços dos alimentos durante o mês de julho.


Da Redação

A pesquisa mensal do Nampe (Núcleo de Apoio à Micro e Pequena Empresa de Alfenas) apontou uma queda nos preços dos alimentos durante o mês de julho. A redução no valor da cesta básica, medida pela pesquisa, foi de 4,30% em relação ao mês anterior. O poder de compra cresceu 1,67%.

De acordo com o levantamento, a cesta básica ficou em R$ 173,12 em julho. O custo total da cesta representou 37,23% do salário mínimo, de R$ 465. Em junho, o valor da cesta básica havia aumentado em 1,4%.

Foto: Henrique Higino

Enquanto a batata (-29,73%)foi o produto que teve a maior queda no preço, o feijão foi o que mais subiu (6,56%)

Os produtos que tiveram aumento em julho foram o feijão (+6,56%), margarina (+2,10%), o leite (+2,07%) e a carne (+1,32%). Já os produtos que registraram queda de preços foram a batata (-29,73%), legumes (-25,37%), óleo (-4,16%), açúcar (-3,10%), além do café, farinha de trigo e o arroz. Dois produtos não sofreram variação de preço em julho: o pão e as frutas se mantiveram estáveis.

Em 2009, de janeiro a julho, o custo total da cesta básica caiu 4,13%. Nesses sete meses do ano os produtos que mais aumentaram de preço foram o leite e o café. Já os legumes apresentaram queda no período.

Em 14 das 17 capitais brasileiras pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) também houve diminuição do custo da cesta básica, assim como no acumulado de sete meses deste ano.

Poder de Compra

O Nampe também avalia o impacto do custo da cesta básica em relação ao salário mínimo. O poder de compra subiu 1,67% em julho em relação ao mês anterior. Em junho, o valor pago pela cesta básica representava 38,90% do salário mínimo. Em julho, caiu para 37,23%.

O estudo mensal sobre a variação do valor da cesta básica, feito pelo Nampe, é uma parceria com a UNIJR (Empresa Júnior de Assessoria e Pesquisa do Curso de Administração da Unifenas). O estudo das variações é feito mensalmente entre os dias 15 e 20, sob a orientação do professor Veslaine Antônio Silva, autor do projeto.



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