Postado em sábado, 8 de agosto de 2009
Primeira Conferência da Cidade define prioridades para o PPA
Alessandro Emergente
Os participantes da 1ª Conferência da Cidade definiram as prioridades para serem incluídas no PPA 2010-1013 (Plano Plurianual). A definição saiu após os delegados cadastrados para votação reunirem-se e deliberarem, na tarde deste sábado, em reuniões temáticas. Também foram eleitos os 30 integrantes do Conselho da Cidade.

Cinco tendas foram montadas para discutir as propostas já definidas em conferências temáticas. Na tenda da Educação, ficou definido como prioridade o programa “Valorizando os Educadores”. Na tenda da Juventude, Turismo, Esporte, Lazer, Cultura e Desenvolvimento Regional, foi escolhido o programa Jovem Aprendiz.
Na tenda do Desenvolvimento Rural, os delegados escolheram o programa Produtividade Rural. Na tenda da Saúde, Desenvolvimento Social e Defesa Social, foi escolhido como prioridade o programa Alfenas Mais Saudável. Os delegados da tenda da Habitação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano escolheram o programa Alfenas Boa de Viver. Veja aqui as propostas que haviam sido definidas nas conferências temáticas.
Cada tenda definiu cinco membros do Conselho da Cidade e cinco suplentes. Outros cinco conselheiros e cinco suplentes foram eleitos na plenária final. Ao todo, trinta conselheiros acompanharão a aplicação das propostas aprovadas.
O prefeito Pompilio Canavez (PT) assinará uma portaria nomeando o Conselho da Cidade. A partir da nomeação, serão agendadas as primeiras reuniões do Conselho.
O coordenador geral da comissão organizadora pela Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), Rogério Prado, disse considerar a conferência uma “grande vitória” do município. A iniciativa da atual administração municipal, segundo ele, segue a lista de prioridades da atual gestão que inclui habitação e participação popular.
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, chegou a confirmar presença na abertura da Conferência, na noite de sexta-feira. Porém, devido a um compromisso no Rio de Janeiro, cancelou sua participação.

COMENTÁRIOS