Postado em domingo, 31 de maio de 2009

Equipe de Victor Corrêa solicita entrada na Fórmula 1

A Litespeed, equipe do piloto brasileiro Victor Corrêa na Fórmula 3 inglesa, solicitou a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a sua entrada na Formula 1.


Alessandro Emergente

A Litespeed, equipe do piloto brasileiro Victor Corrêa na Fórmula 3 inglesa, solicitou a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a sua entrada na Fórmula 1. O pedido oficial foi feito na última sexta-feira juntamente com outras duas equipes que também nunca disputaram a categoria de maior visibilidade no automobilismo. Já são cinco o número de novas equipes com pretensão de entrarem na F-1.

Caso seja confirmado o pedido da Litespeed, o piloto terá o caminho facilitado para a F-1, mas diz não querer queimar etapas mesmo com a possível presença da Litespeed na principal categoria do automobilismo. A meta do piloto é passar para a International e em seguida competir na GP2, porta de entrada para a principal categoria do automobilismo.

Segundo Victor Corrêa, em entrevista publicada pelo portal Terra, o interesse da Litespeed foi motivado pelo novo regulamento. "O teto propiciou a entrada não apenas da minha equipe, mas também das outras novatas. Essa possibilidade viabiliza a entrada de times sem tanto orçamento como as grandes marcas. Pode ser um bom caminho para a Fórmula 1", disse.

Em meio a polêmica sobre a definição de um teto para as equipes na categoria, dez equipes que disputam o Mundial de Fórmula 1 desta temporada oficializaram a inscrição para 2010. As outras equipes que solicitaram a inscrição foram Campos Meta 1, Lola, Prodrive e USF1.

"Quando eu estiver na porta para entrar na Fórmula 1, pode ser mais fácil de conseguir uma vaga se eu ainda contar com o apoio deles. Seria uma coisa legal de acontecer", disse o piloto, de 19 anos, em entrevista direto de Rockingham. O local foi palco da quinta e da sexta etapa da categoria que já recebeu nomes como Jackie Stewart e Ayrton Senna. O piloto não se deu bem na rodada do fim de semana. Leia aqui sobre a etapa de Rockinghan.

No ano passado, Victor Corrêa disputou a Fórmula Ford. Atualmente, ele é o quarto colocado na classe National da Fórmula 3 inglesa.

A FIA estabeleceu um teto orçamentário de aproximadamente R$ 127 milhões durante a próxima temporada. Os times que respeitarem o limite ganham mais liberdade técnica para trabalhar, como testes ilimitados antes do campeonato e permissão para usar asas dianteira e traseira flexíveis.

Unidos na Associação das Equipes (Fota, sigla em inglês para Formula One Teams Association) os dez times que disputam a Fórmula 1 se declararam contrários à proposta da FIA e ameaçaram boicotar a categoria. As escuderias voltaram atrás, mas condicionaram a confirmação da inscrição à adoção de um regulamento único na renovação do chamado Pacto de Concórdia, que deve ser feita até o dia 12 de junho.

Com a continuidade das atuais dez equipes e a solicitação de entrada de mais cinco times, a próxima temporada da Fórmula 1 teria um total de 15 escuderias, o que supera o limite estabelecido pela própria FIA para 2010. Segundo a entidade, serão permitidos um máximo de 13 equipes e 26 carros no grid.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo