Postado em quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Teatro de rua será atração na Praça Getúlio Vargas
No domingo, o espetáculo de rua Balaio Popular, do Grupontapé de BH, será apresentado a partir das 20h30 na Concha Acústica da Praça Getúlio Vargas.
Da Redação
No domingo, 09 de novembro, o espetáculo de rua Balaio Popular, do Grupontapé de Belo Horizonte, será apresentado a partir das 20h30 na Concha Acústica da Praça Getúlio Vargas. O espetáculo conta com quatro atores que mostram as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.
A atração terá cerca de 30 minutos e é dirigida pelo professor do Teatro Universitário de BH, Fernando Limoeiro. Os atores são: Marcial Rezende, Katia Lourenço, Katia Bizinotto e Luciano Heira.
Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé de Teatro une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. "Balaio Popular" é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.
A entrada em cortejo, música, as cenas dentro do círculo que é o espaço cênico, conotam a linguagem própria para rua. O roteiro foi desenvolvido através de uma pesquisa da cultura popular focada na região Sudeste. As cenas resgatam a arte de contar histórias e traz lendas, parlendas, brincadeiras infantis, provérbios, jogos de adivinhação e cantigas populares que perduram de geração em geração.
A abertura com o texto "Ser Mineiro" de domínio público, revela de forma engraçada e curiosa um pouco do costume dos habitantes do Estado de Minas Gerais. A lenda de Nossa Senhora Aparecida reforça ainda mais a característica da religiosidade e crendice do povo.
Oficina de Dança
Estão abertas as inscrições para a oficina de dança que será realizada em Alfenas no dia 27 de novembro no Centro Vivencial da Terceira Idade a partir das 17 horas. As vagas são limitadas e abertas para pessoas de todas as idades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Educação e Cultura, na Avenida Lincon Westin da Silveira, 2131. Informações pelo telefone (35) 3698-2089.
A oficina Lian Gong será ministrada pela professora de dança Andréa Spolaor. Bailarina da Cia. De Dança Palácio das Artes, Andréa é formada em ballet clássico e dança contemporânea.
Lian Gong é uma técnica corporal chinesa que une medicina terapêutica e cultura física. É composta por 18 exercícios para prevenir e tratar dores no corpo e restaurar sua movimentação natural.
COMENTÁRIOS