Postado em domingo, 6 de abril de 2025 às 11:11

Unifal e Centro de Autismo de Alfenas firmam parceria para pesquisa

O estudo pretende evidenciar o comprometimento neuropsiquiátrico em crianças e adolescentes atendidos no CMA.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e o Centro Municipal de Autismo (CMA) de Alfenas iniciaram uma parceria para pesquisar a saúde mental de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade. A iniciativa foi anunciada no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, data da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a compreensão sobre o autismo e reduzir discriminação.

O projeto será o trabalho de conclusão de curso (TCC) da estudante de Medicina Beatriz Cruz de Paula e parte da iniciação científica sob orientação do professor Renato Leonardo de Freitas, pesquisador da área Neurociências Cognitiva Comportamental do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da Unifal.

O estudo pretende evidenciar o comprometimento neuropsiquiátrico em crianças e adolescentes com TEA atendidos no Centro Municipal do Autismo (CMA), bem como avaliar aspectos da saúde mental, ansiedade e depressão. Segundo Freitas, o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento com reações atípicas em comunicação, função social e comportamento, associado a comorbidades neuropsiquiátricas.

A ideia do projeto de pesquisa surgiu em 2024, quando Freitas iniciou o contato com a Secretaria Municipal de Educação e o Centro Municipal de Autismo, a partir da identificação da necessidade de melhor entendimento sobre a saúde mental das crianças neurodivergentes.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo