Postado em segunda-feira, 31 de março de 2025
às 22:10
Unifal busca voluntários para pesquisa sobre problemas gengivais e sensibilidade nos dentes
Jovens entre 19 e 24 anos podem participar da pesquisa como voluntários.
Da Redação
A Faculdade de Odontologia da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) está recrutando jovens entre 19 e 24 anos para participar de um estudo importante sobre recessão gengival (quando a gengiva se retrai e expõe a raiz do dente) e hipersensibilidade dentinária (aquela dor aguda e rápida nos dentes ao comer ou beber algo quente, frio ou doce). O objetivo da pesquisa é descobrir as causas dessas condições em pessoas nessa faixa etária.
O estudo faz parte de um projeto maior chamado "avaliação do perfil epidemiológico do paciente portador de síndrome do envelhecimento precoce bucal e seus fatores contribuintes", desenvolvido pelas estudantes Ana Carolina Reis e Laysa Cristina Lucas de Oliveira, com orientação da professora Marina Lara de Carli Dias.
Segundo Ana Carolina Reis, a ideia da pesquisa surgiu da observação em atendimentos clínicos de casos de jovens com esses problemas, algo que geralmente é mais comum em pessoas mais velhas. "Na literatura, essas condições aparecem mais em pacientes com idades mais avançadas e não existe estudo sobre isso em jovens", explica a estudante.
Essa pesquisa da Unifal tem uma parceria com a Universidade de Saskatchewan, no Canadá, e quer entender melhor as causas da recessão gengival e da sensibilidade nos dentes tanto em jovens brasileiros quanto canadenses.
Quem participar da pesquisa vai responder a algumas perguntas e passar por um exame nos consultórios da Faculdade de Odontologia da Unifal. Depois, os dados coletados serão analisados para um estudo científico e também para serem apresentados em eventos da universidade e outros locais.
Para ser voluntário, é preciso ter entre 19 e 24 anos e apresentar pelo menos um dos seguintes problemas: exposição da raiz de algum dente, dor na mandíbula (ATM), dor de cabeça, dentes desgastados ou sensibilidade nos dentes.
A pesquisa será realizada nas Clínicas Integradas II e III da Faculdade de Odontologia da Unifal, que ficam na Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, no centro de Alfenas, e vai até março de 2026. Esta é uma oportunidade para jovens contribuírem com uma pesquisa inédita e entenderem melhor a saúde bucal nessa fase da vida.