Postado em quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
às 15:03
Luizinho assume vice-presidência da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa
O parlamentar destaca a defesa da autonomia das escolas como uma de suas principais pautas.
Da Redação
Em seu terceiro ano de mandato, o deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho/ PT), foi eleito vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o biênio 2025/2026.
Para Luizinho, integrar a comissão responsável por analisar e debater políticas públicas para a educação básica, profissional e superior é uma missão de grande importância. Desde o início de sua trajetória política, a educação tem sido uma de suas principais bandeiras. “Como prefeito, tive a oportunidade de transformar a educação em Alfenas por meio do projeto ´Cidade Escola´. Agora, como deputado, sigo trabalhando ativamente para garantir avanços e investimentos na educação de Minas Gerais”, afirmou Luizinho.
O parlamentar tem direcionado recursos para a área educacional em diversos municípios e mantém uma atuação próxima das comunidades, visitando escolas, creches e dialogando com estudantes e educadores.

Entre as prioridades de seu mandato, Luizinho destacou a defesa da autonomia financeira e administrativa das escolas. Para ele, essa é uma alternativa mais eficaz do que a municipalização da educação. “É fundamental garantir que as escolas tenham independência para gerir seus próprios recursos e tomar decisões administrativas. Ao invés de municipalizar, precisamos fortalecer as unidades escolares, dando a elas mais autonomia para melhorar a qualidade do ensino”, defendeu.
Além da Comissão de Educação, Luizinho será membro efetivo da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas e suplente nas comissões de Saúde, Assuntos Municipais e Regionalização, Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Transporte, Comunicação e Obras Públicas.