Postado em segunda-feira, 1 de julho de 2024 às 02:02

Unifal passa a oferecer testes diagnósticos em genética humana pelo SUS

Testes citogenéticos são fundamentais para diagnóstico precoce de condições ou doenças genéticas.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) anunciou o início da oferta de testes diagnósticos citogenéticos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa é uma parceria da Universidade com a Prefeitura de Alfenas. O acordo para prestação do serviço foi formalizado, no dia 18 de junho, com assinatura do termo de convênio pelo reitor Sandro Amadeu Cerveira e pelo prefeito Fábio Marques Florêncio (PT).

O serviço permite o atendimento de demandas por testes de cariótipo, responsáveis pelo estudo dos cromossomos presentes nas células humanas. Conforme Mauricio Castro Gamero, coordenador do serviço de diagnóstico citogenético, os testes auxiliam na investigação de inúmeras condições genéticas constitucionais e adquiridas, fazendo parte da rotina de diferentes áreas e especialidades médicas, tais como medicina fetal, neonatologia, pediatria, genética humana, reprodução humana, neurologia, hematologia e oncologia.

“Essa vasta abrangência diagnóstica contribui para o acompanhamento e descobertas de casos de crianças com malformação congênita, deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras cromossomopatias, além de auxiliar no diagnóstico de pacientes adultos, sobretudo nos casos de infertilidade e de casais com repetição de abortos. Além disso, a análise cariotípica contribui de maneira crucial no diagnóstico, determinação do tratamento e no prognóstico de leucemias, linfomas e tumores sólidos”, explica Gamero.

Os serviços é uma iniciativa inédita na região. Na necessidade de testes citogenéticos por pacientes de Alfenas e região, os testes são conduzidos por laboratórios presentes nas capitais ou cidades como Campinas e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A articulação da parceria com a prefeitura foi conduzida por Gamero e pelo secretário de Saúde do município, Túlio Lima da Silva. Segundo o secretário, a maioria das pessoas não têm conhecimento que esses exames não são realizados em Alfenas e isso gera dificuldades de logística e financeira. “Agora, a parceria com a Unifal, coloca a cidade de Alfenas em outro patamar de assistência à saúde. Eu fico muito feliz de fazer parte deste momento”, afirmou.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo