Postado em segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Daniel Silveira deixa a presidência do Partido Verde
Após cerca de um ano e seis meses na presidência, Silveira anunciou a sua saída do PV.
Alessandro Emergente
O advogado Daniel Silveira anunciou que está deixando a presidência do PV e se desfiliando da legenda. Ele publicou uma carta aberta sobre a sua saída na qual relembra a sua filiação em 2020, quando a legenda lançou o nome do ex-deputado estadual Pompilio Canavez como candidato a prefeito de Alfenas.
Silveira assumiu a presidência do PV em Alfenas em junho do ano passado com apoio do vereador Luciano Solar, principal liderança da legenda na cidade. A legenda se mantém sob controle de aliados de Solar e a saída de Silveira não está ligada a um rompimento, segundo as informações repassadas à reportagem.
De acordo com a carta, a decisão de deixar o PV é motivada pelo “desejo de explorar novas formas de atuação política e social, sempre em busca de contribuir para as causas que acredito”, disse Silveira.
A eleição para definição de uma nova liderança interna para conduzir o PV deve ocorrer em 2025. Mesmo com a mudança, a futura direção do partido na cidade deve manter o apoio político aos deputados estaduais Cleiton Oliveira (Professor Cleiton/PV), que deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, e Lohanna França (PV), que deve buscar a reeleição.
Leia abaixo a carta:
Carta de Saída do Partido Verde (PV)
Prezados(as),
Em 2020, tive a honra de me filiar ao Partido Verde, acreditando em sua missão de promover mudanças significativas e em sua capacidade de enfrentar os desafios ambientais e sociais do nosso tempo. Naquele momento, reformulamos o partido em Alfenas para concorrer ao executivo, lançando a candidatura de Pompílio, e tive o privilégio de ocupar a diretoria na pasta de Comunicação.
Durante os dois anos em que estive nessa função, dediquei-me intensamente à causa da mobilidade urbana e ao, sempre buscando alinhar os princípios do PV às demandas populares. Mais tarde, assumi o cargo de presidente do diretório municipal, uma experiência que marcou profundamente minha trajetória.
Como presidente, meu objetivo foi tornar o partido o mais horizontal e democrático possível, priorizando as causas coletivas e não interesses individuais. Trabalhei para que o PV não fosse apenas mais um partido voltado às eleições, mas uma força ativa de transformação contínua, sempre engajada nas questões ambientais e sociais. Reconheço que falhei em algumas iniciativas, mas também aprendi muito e compartilho com todos os membros os êxitos que alcançamos juntos.
Com o encerramento do meu mandato de um ano, acredito que é momento de passar o bastão para outra liderança. Espero que a nova presidência mantenha o espírito coletivo, independente e criativo que buscamos consolidar, trazendo novas ideias e ampliando o impacto do partido.
Além de deixar a presidência, comunico também minha decisão de desligar-me do Partido Verde. Essa escolha é motivada pelo desejo de explorar novas formas de atuação política e social, sempre em busca de contribuir para as causas que acredito.
Agradeço imensamente às pessoas que tive o prazer de conhecer e trabalhar ao longo dessa jornada. Levo comigo não apenas as memórias, mas também os aprendizados e amizades construídas, que certamente continuarão a fazer parte da minha vida.
Desejo sucesso ao PV e a todos que continuam a trilhar esse caminho de luta e transformação.
Com gratidão e respeito,
Daniel Ribeiro Silveira