Postado em terça-feira, 12 de novembro de 2024
às 17:05
Morre, aos 66 anos, o músico André Tiso
Músico estava internado no Hospital Alzira Velano e teve falência múltipla dos órgãos.
Da Redação
O músico André Tiso morreu, nesta terça-feira, com falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Alzira Velano, em Alfenas, e vinha enfrentando problemas de saúde desde setembro, com uma obstrução arterial aguda, o que levou a uma trombose.
A família do músico chegou a lançar uma campanha para arrecadar dinheiro para tratamento médico no último domingo. A meta era chegar a R$ 90 mil e, em dois dias, 30 apoiadores chegaram a doar R$ 4,8 mil na campanha no site Vakinha.com. O dinheiro arrecadado seria utilizado para o pagamento das despesas hospitalares.
Tiso teve complicações após ser diagnosticado com uma obstrução arterial aguda, seguida de trombose, com recomendação de uma cirurgia de emergência, o que foi adiado. Segundo familiares, ao portal G1, ele contraiu infecções hospitalares, passou por uma cirurgia de amputação e ficou internado no Centro de terapia Intensiva (CTI) por um mês.
André era compositor, arranjador, tecladista e membro de uma família conhecida pela contribuição com a MPB. Seu irmão, Wagner Tiso, é considerado um dos grandes nomes do piano, com parcerias com Milton Nascimento, amigo da família. O conservatório de Alfenas leva o nome da família: Centro Municipal de Música Professora Walda Tiso Veiga.
André participou de coros em discos do cantor e compositor Milton Nascimento, de quem era amigo. O músico chegou a compor a música "Tutuca - Oração" em homenagem aos 80 anos de Milton. Em Alfenas, foi um dos idealizadores do primeiro festival de música da cidade.