Postado em domingo, 8 de setembro de 2024
às 23:11
Ebserh avalia a viabilidade de implantação de hospital universitário em Alfenas
Ainda em estudo, projeto visa ampliar espaço de formação para estudantes da área de saúde e fortalecer a prestação de serviços à população.
Da Redação
Uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esteve reunida com gestores da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS Alfenas) e da Secretaria Municipal de Saúde para conhecer a estrutura local e o contexto de atenção à saúde da região. A visita ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto como uma das etapas previstas para avaliar a viabilidade de implantação de um Hospital Universitário (HU) em Alfenas.
O cronograma das atividades incluiu reunião na sede da Unifal, visita à estrutura da Clínica de Especialidades Médicas (CEM) e do Laboratório Habilidades e Práticas Médicas Simuladas, da Unidade Santa Clara. Também houve uma visita técnica aos campos de estágio dos estudantes do curso de Medicina nos Hospital Santa Casa e Hospital Imesa, em Alfenas, adquirido pela empresa NotreDame Intermédica, e Hospital Bom Pastor e Hospital Regional, em Varginha.
“A Universidade tem o desejo de ter um Hospital Universitário vinculado à Ebserh, então a nossa equipe vem para avaliar a implantação de um Hospital Universitário, a necessidade de formação dos estudantes da área de saúde e afins, e os prejuízos educacionais e as deficiências nos campos de práticas em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Universidade”, explicou a assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, Viviane Reis Couto.
Segundo a assessora, a visita dos representantes da Ebserh faz parte de uma das etapas do estudo que resultará em um parecer a ser encaminhado ao MEC. Além da assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde, também participaram da visita técnica Rogério Cafruni e Vânia Rodrigues, consultores da Ebserh.
De acordo com o reitor da Unifal, Sandro Cerveira, a viabilidade do projeto dependerá de um diálogo constante entre as partes envolvidas, além da flexibilidade para ajustar o projeto às necessidades locais. “Sabemos que o processo demanda uma análise minuciosa, no entanto, estamos comprometidos em adequar o nosso projeto para seguir com as tratativas de integração à Rede Ebserh”, afirmou.
As etapas que envolvem as tratativas de integração à Rede Ebserh partem da formalização da intenção da Universidade junto ao MEC. Após a autorização do ministro Camilo Santana, o documento de intenção é encaminhado à Ebserh para análise de requisitos e visita técnica, que é a atual situação do processo da Unifal. Na próxima etapa, a equipe da Ebserh emite o parecer, que será apreciado e deliberado pelo ministro. Caso o ministro entenda ser elegível, segue para a preparação do Protocolo de Intenções.