Postado em quarta-feira, 17 de julho de 2024 às 07:07

Cinquenta pacientes receberão tratamento gratuito para ‘pior dor do mundo’

Tratamento, que não é oferecido pelo SUS, será ofertado pela Santa Casa após firmar parceria com a Prefeitura de Alfenas.


 Da Redação

O Hospital Santa Casa, de Alfenas, vai ofertar tratamento gratuito para 50 pacientes que convivem com a neuralgia do trigêmeo, considerada a ‘pior dor do mundo’. A neuralgia do trigêmeo afeta cerca de 4,3 pessoas a cada 100 mil e é conhecida pelas dores crônicas e excruciantes.

Nos últimos dias houve grande repercussão do caso da paciente Carolina Arruda, de 27 anos, que buscou tratamento em Alfenas com o médico Carlos Marcelo de Barros, que atua na Santa Casa e é presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). A jovem, que é de Bambuí, chegou a manifestar o desejo de realizar eutanásia na Suíça após mais de 10 anos lidando com as dores.

Em entrevista ao jornal O Globo, o médico contou que um paciente uma vez descreveu a ele a dor como “colocar um ferro quente no rosto e deixar ele ali”. “A neuralgia do trigêmeo é uma doença no nervo trigêmeo, nós temos um de cada lado na face. Em 90% dos casos é causada por conflito vascular, uma artéria que, por má formação, encosta no nervo e o desmieliniza, levando-o a funcionar de maneira disfuncional”, explicou o médico especialista em dor.

Carolina chegou a manifestar intenção de se submeter a uma eutanásia devido as dores (Foto: Reprodução/Instagram)

O caso de Carolina é ainda mais raro. O problema acomete somente um dos ramos do nervo e apenas um dos dois nervos da face. Mas Carolina tem um quadro bilateral, ou seja, acomete os dois nervos e os três ramos de cada nervo.

Os pacientes que terão acesso gratuito ao tratamento -- que hoje não é ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS) -- serão selecionados a partir de “critérios exclusivamente clínicos e sociais, como idade, tempo de doença, condição clínica geral do paciente, intensidade dos sintomas e vulnerabilidade econômica”, informou o hospital em nota. Por isso, não serão incluídos pacientes que tenham planos de saúde.

A oferta do tratamento a 50 pacientes será possível por meio de uma parceria com a Prefeitura de Alfenas e a Faculdade Sinpain, além do recebimento de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT).

Para solicitar o tratamento, os pacientes devem enviar os seguintes documentos para o e-mail solidariedade@santacasaalfenas.com.br :
• Documento de Identidade;
• Comprovante de endereço;
• Cartão do SUS;
• Comprovação da condição clínica, através de laudo médico e exames recentes;
• Carta assinada pelo secretário de saúde do município de origem se comprometendo ao fornecimento de transporte, hospedagem e outras despesas não médicas na cidade de Alfenas/ MG;
• Relatório assinado por assistente social comprovando condição econômica.


Após a seleção dos pacientes, a equipe da Santa Casa entrará em contato para agendar consultas on-line com a equipe médica e, se confirmada a indicação, o paciente terá o procedimento marcado.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo