Postado em quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 14:02

Decreto amplia horário do comércio, mas mantém redes fechadas

Novas normas, que flexibilizam o horário de atendimento, passaram a valer a partir desta quarta-feira.


Alessandro Emergente

Um novo decreto municipal (n° 2.555/2020), publicado na segunda-feira (dia 17), ampliou o horário de atendimento das lojas em Alfenas. A medida permite que o comércio, que estava autorizado a funcionar em meio período, possa atender o consumidor durante todo o dia. 

O decreto não atinge as grandes redes, que continuam com os alvarás de funcionamento suspensos, e nem bares, restaurantes e lanchonetes. Esses três últimos citados estão fechados desde o final de março após decisão do Gabinete Municipal de Enfrentamento da Covid-19.

>>Clique e confira o decreto


O novo horário de atendimento, autorizado pelo decreto de segunda-feira e válido a partir desta quarta-feira (dia 22), é das 9h às 18h de segunda a sábado. Os lojistas que possuem duas unidades podem reabrir a segunda loja.

Máscaras para todos

Porém, o comércio terá que seguir medidas de prevenção a Covid-19, como o distanciamento mínimo (de 1,5 metro) entre as pessoas dentro das lojas, além de medidas de higienização. Também determina o uso de máscaras por todos os funcionários, pelo empresário e pelos clientes. Esse últimos terão que usar o equipamento de proteção para entrarem nos estabelecimentos.

O uso de máscaras pelos atendentes já era uma exigência prevista em um decreto estadual, publicado no último sábado. A novidade é a obrigatoriedade também para os clientes.

Nas redes sociais, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) publicou a informação que a Prefeitura de Alfenas distribuirá 50 mil máscaras para a população, além de um novo decreto que especificará outras regras. As ações são preventivas para evitar a proliferação do vírus Sars-Cov-2, da família coronavírus.

Cultos e missas

Os cultos e missas estão autorizados, porém limitados a 30 pessoas e um tempo limite de 40 minutos. Os responsáveis terão que garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas e disponibilizar álcool em gel (70%).

Os estúdios de pilates também voltam a poder abrir e atender os clientes de forma individualizada. No caso dos personais trainers o decreto permite a retomada das atividades seguindo uma série de regras como atuar em locais com as portas fechadas, mantendo o espaço arejado e uma série de regras preventivas, como o fornecimento de álcool em gel (70%).



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.