Postado em segunda-feira, 17 de junho de 2024 às 01:01

Consulta Pública para definir a Política Cultural da Unifal vai até o dia 28

´O processo de consulta pública cumpre uma etapa democrática fundamental da elaboração do texto", afirma o professor Francisco Xarão, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade.


 Da Redação

A consulta pública sobre a Política Cultural da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), iniciada em maio, vai até o dia 28 deste mês. O objetivo é ouvir a opinião da comunidade acadêmica, bem como da população sobre o texto que normatiza as ações de cultura da instituição. Para participar, clique aqui

O professor Francisco Xarão, pró-reitor de Extensão e Cultura, salienta que a participação da comunidade acadêmica e externa é fundamental na elaboração da política, visto que torna o texto mais plural e democrático. “O processo de consulta pública, aberto pela PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura), para validação do texto base da Política Cultural, cumpre uma etapa democrática fundamental da elaboração do texto que vem sendo debatido por comissão específica desde 2022”, afirma.

De acordo com o gestor, o texto a ser deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), marca a relevância das atividades de cultura para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes da Unifal. “A proposta da Política Cultural da Unifal aprofunda e institucionaliza as transformações regimentais que a Extensão vem desenvolvendo nos últimos anos ao incorporar ‘Cultura’ no seu nome para marcar a importância que atribuímos à cultura como elemento fundamental da formação universitária e cidadã”, argumenta.

A minuta foi elaborada por uma comissão designada pela Portaria nº 1.602 de 7 de outubro de 2021 e pela Portaria nº 2.008 de 17 de agosto de 2023, composta por técnicos administrativos, docentes, discentes e representantes da comunidade. Os trabalhos são coordenados pela professora Daniela Eufrásio (Instituto de Ciências Humanas e Letras), atual coordenadora de Cultura da PROEC.

“A iniciativa da consulta pública é fortalecer o processo participativo de construção da Política Cultural da Unifal”, reforça. “Lembrando que se trata de um instrumento central para que, posteriormente, possamos construir os planos de cultura, que serão um importante instrumento de gestão das ações culturais da Universidade”, acrescenta a presidente da comissão.

Segundo ela, a Política Cultural é um instrumento necessário para que a Universidade possa construir e consolidar as definições, assim como as caracterizações das ações culturais na Instituição, a fim de apontar um horizonte para onde a Instituição deve chegar. “No campo cultural no interior das universidades, é fundamental mapear, integrar e fomentar as ações culturais que já existem, assim como identificar aquelas que ainda não são contempladas, a fim de que se busquem recursos para que elas iniciem e permaneçam na nossa Universidade”, conclui.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo