Postado em sábado, 8 de junho de 2024 às 14:02
Atualizada em segunda-feira, 10 de junho de 2024 às 02:13

Eliacim deixa o Governo e é cotado para ser candidato a vice-prefeito

Exoneração do cargo de secretário de Educação, dentro do prazo eleitoral, torna Eliacim apto a ser candidato a vice.


 Alessandro Emergente

Eliacim do Carmo Lourenço oficializou, no decorrer dessa semana, a sua saída da Secretaria de Educação, dentro do prazo de desincompatibilização para as eleições deste ano. O nome do agora ex-secretário é cotado para assumir a posição de candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual prefeito Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PT), que deve buscar a reeleição.

O prazo para desincompatibilização eleitoral venceu na última quinta-feira (6), mas a portaria de exoneração é do dia 5, um dia após o pedido de Eliacim para deixar o Governo. Esse prazo, conforme o calendário eleitoral, é uma exigência que torna Eliacim apto a disputar a eleição de outubro como candidato a vice-prefeito.

Outro nome da equipe de secretários municipais, que era cotado para ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual prefeito, é o Décio Paulino, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Em contato com a reportagem, Décio admitiu que havia essa possibilidade, mas que não houve evolução. Com isso, ele permanece no cargo.

Eliacim é filiado ao PCdoB, partido que compõe a federação de partidos formada junto com PT e PV. Lideranças estaduais do PCdoB articulam para que nomes da legenda componham as chapas, nos municípios, encabeçadas pelo PT, legenda da qual o PCdoB é aliado histórico. No caso de Alfenas, o nome de Eliacim aparece como uma possibilidade.

O histórico político de Eliacim é, segundo os que defendem o seu nome para composição da chapa, outro fator que colabora a sua escolha. Ele foi vice-prefeito no mandato (2017-2020) do ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), hoje deputado estadual, além de três mandatos de vereador e presidente da Câmara Municipal, de 2007 a 2008.

Como secretário de Educação, Eliacim estava na função desde o ano passado, quando o atual prefeito promoveu uma reforma no secretariado. Ele já havia comandado a Secretaria Municipal de Educação, em 2012, no final do primeiro mandato de Luizinho.

Outros nomes

Além do nome de Eliacim, pelo menos outros dois nomes são cogitados nos bastidores para compor a chapa encabeçada por Fábio. Um desses nomes é o da vereadora Kátia Goyatá (PDT), que foi companheira de parlamento do atual prefeito na legislatura anterior, de 2017 a 2020.

Outro nome citado nos bastidores é o de Leon Silva, filho de Luizinho. Ele tem acumulado experiência ao atuar politicamente em mandatos legislativos de lideranças do PT e ampliado sua relação com a base política.

No entanto, há o entendimento jurídico, de alguns aliados, que ele não poderia legalmente compor a chapa encabeçada por Fábio. Isso porque o atual prefeito assumiu a Prefeitura de Alfenas, em abril 2022, após o então prefeito Luizinho deixar o governo para assumir o cargo de deputado estadual. 

Luizinho estava, na época, a frente da Prefeitura de Alfenas em seu segundo mandato consecutivo. Com isso, a presença de Leon na chapa governista poderia caracterizar “mandato familiar”, de acordo com jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na sexta-feira, a reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Alfenas para saber quem assumirá o comando da Secretaria de Educação. A resposta é que seria alguém com perfil técnico do quadro efetivo e que essa decisão ainda estava sendo ajustada. A reportagem apurou que o nome de Thays Salles, que já compunha a equipe da Secretaria de Educação, deve assumir o cargo. Essa informação, no entanto, não foi confirmada oficialmente até a publicação desta matéria jornalística.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo