Postado em sábado, 16 de agosto de 2008
PT faz nova representação contra PCdoB e jornalista
Em uma nova representação eleitoral, a coligação “Alfenas que Queremos” acusa o jornalista Ilson Araújo de tentar favorecer a candidatura do PCdoB.
Alessandro Emergente
Em uma nova representação eleitoral, a coligação “Alfenas que Queremos” - encabeçada pelo PT - acusa o jornalista Ilson Araújo, diretor do Jornal Tribuna Livre, de tentar favorecer o candidato do PCdoB, Eliacim do Carmo Lourenço. A coligação pede à Justiça Eleitoral a concessão de liminar (decisão provisória) para impedir o jornalista de publicar qualquer matéria em nome dos candidatos a prefeito e vice na chapa petista, Pompilio Canavez e Luis Antônio da Silva (Luizinho do PT).
A acusação tem como base a última edição do jornal dirigido por Ilson Araújo. A Coligação alega que o periódico tenta “fomentar a fofoca” de que o candidato petista estaria preso em razão das investigações da Polícia Federal o que não aconteceu. “O jornal inteiro é para atingir a moral e a dignidade do atual prefeito”, sustenta.
A coligação acusa o jornalista de fazer propaganda submilinar a campanha eleitoral do candidato do PCdoB, adversário do PT na disputa pela prefeitura. Aponta uma entrevista de Eliacim, na última edição, onde – segundo a interpretação da coligação – o entrevistado tenta simular que os candidatos que integram a chapa petista praticaram algum crime enquanto prefeito e secretário de Governo. Esta semana, a Justiça Eleitoral negou uma outra representação da coligação governista contra o PCdoB.
Liminar
A coligação pede que seja concedida liminar proibindo o jornalista de publicar qualquer matéria em nome de Pompilio e Luizinho e o recolhimento dos jornais para que sejam apresentados ao Cartório Eleitoral. Também alega suposto crime de trabalho infantil e, para isso, solicita do juiz que seja oficiado o Ministério Público e o MP do Trabalho para apuração da acusação de exploração de trabalho infantil.
“É público e notório que o Jornal circula apenas em período eleitoral, sem qualquer publicidade comercial, com fins apenas de fazer propaganda eleitoral submilinar e como já declarou o Tribunal de Justiça com ‘outros interesses’”, diz a representação ao fazer menção a uma ação anterior de Pompilio contra o mesmo jornalista que culminou a condenação em 2ª instância conforme informa a representação.
Eliacim e Ilson Araújo foram notificados na quinta-feira e têm até a noite deste sábado para apresentarem defesa. O jornalista classificou a representação como “desespero” e afirmou não ser nenhuma surpresa, uma vez que já é o quinto contra ele movido pelo atual governo desde 2005. Além do PT, outros nove partidos integram a coligação “Alfenas que Queremos”: PDT / PMN / PSL / PMDB / PRP / PTdoB / PHS / PTN e PRB.

COMENTÁRIOS