Postado em quinta-feira, 2 de novembro de 2023 às 09:09

Pesquisadores da Unifal figuram em lista de cientistas mais influentes do mundo

Cláudio Viegas Júnior e Olga Luisa Tavano estão no ranking 2023 elaborado pela Universidade de Stanford em parceria com a editora Elsevier.


 Da Redação

Dois pesquisadores da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) foram elencados entre os cientistas mais influentes do mundo em suas áreas de atuação: o professor Cláudio Viegas Júnior, do Instituto de Química (IQ), e a professora Olga Luisa Tavano, da Faculdade de Nutrição (Fanut). Ambos estão na lista de 2023, divulgada no mês de outubro, pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), em parceria com a editora holandesa Elsevier BV.

Publicado anualmente, o levantamento avalia o impacto e a relevância dos pesquisadores e dos trabalhos científicos, reunindo o grupo de 2% dos cientistas mais influentes do mundo. O ranking analisa as citações da base de dados Scopus — a maior base de dados de resumos e citações de literatura revisadas por pares. O resultado é separado em duas perspectivas: uma em que avalia os profissionais pelo impacto de citações ao longo da carreira, e a outra, por referências no período do último ano.

Cláudio Viegas Júnior aparece na lista referente aos pesquisadores mais influentes, quando se avalia o impacto das pesquisas durante toda a carreira acadêmica. Nos anos de 2021 e 2022, o professor já havia aparecido na mesma lista e também entre os mais citados no último ano, que na atualização com dados de 2022, nessa edição 2023 aparece também a professora Olga Luisa Tavano. A docente é a primeira pesquisadora mulher da Unifal a entrar no ranking, figurando entre as poucas pesquisadoras brasileiras que aparecem na lista. 

A lista reúne 210.198 nomes, entre os quais aparecem 1.294 pesquisadores brasileiros, representando 0,61% do total, o que posiciona o Brasil na 25ª colocação mundial.

Quem são os pesquisadores da Unifal no levantamento

Cláudio Viegas Júnior é graduado em Química Industrial, mestre em Química na área de Síntese Orgânica, doutor em Química na área de Química de Produtos Naturais/Química Medicinal e pós-doutor em Química Medicinal. É professor no Instituto de Química da Unifal, atuando na graduação dos cursos de Farmácia, Biotecnologia e Bacharelado em Química e na pós-graduação dos programas de Ciências Farmacêuticas e Química.

 


Também é o coordenador científico do Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal (PeQuiM), desenvolvendo pesquisas na área de Química Medicinal, com foco no planejamento, na síntese e na avaliação farmacológica de novos candidatos a fármacos analgésicos, anti-inflamatórios, antimicrobianos, antiparasitários, antiproliferativos, neuroativos e contra a covid-19 e anti-SARS-COV-2.

É líder do grupo de pesquisa “Planejamento, síntese, bioprospecção e caracterização de substâncias bioativas”, o qual visa identificar novos ligantes com modo de ação multialvo, numa estratégia recente e inovadora de busca por novas entidades químicas contra doenças crônicas, neurodegenerativas, inflamatórias e distúrbios psíquicos.

Cláudio Viegas Júnior é autor e coautor de mais de 80 artigos científicos, quatro capítulos de livros, mais de 100 trabalhos e resumos em anais de eventos científicos, quatro patentes sob registro nacional e internacional (PCT), com três concessões nacionais e três internacionais.

 

 


A professora Olga Luisa Tavano é graduada em Farmácia Bioquímica (modalidade de Alimentos), mestre. em Alimentos e Nutrição, e doutora em Biotecnologia, com parte do doutoramento realizado no Laboratório de Biocatálisis/ICP, do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas/ Madrid/ Espanha. É professora da Faculdade de Nutrição da Unifal, sendo atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade da Universidade. Atualmente integra a equipe de pesquisadores do projeto Rede para Elaboração de Produtos Alimentícios a partir de Subprodutos dos Sistemas Alimentares do Sul de Minas Gerais (Repassa), cujo principal objetivo é a promoção da saúde, a partir da redução da insegurança alimentar, do desperdício e do desenvolvimento sustentável dos sistemas alimentares do Sul de Minas.

Entre os projetos de pesquisa em andamento, a professora desenvolve o estudo “Proteínas de leguminosas para promoção da longevidade humana: avaliações nutricionais e nutracêuticas”, junto ao grupo de pesquisa “ProtHea – Research Group on Proteins for Health Promotion”. Tal projeto inclui etapa de pesquisa de consumo alimentar, entre adultos e em particular idosos, para levantamento de quantidade e formas de consumo; e avaliação da qualidade das preparações citadas e participação das leguminosas na dieta, como avaliação de perfil de aminoácidos e dosagens de inibidores de proteases.

Olga Tavano é autora e coautora de cerca de 50 artigos científicos, dois capítulos de livros e de mais de 60 trabalhos e resumos em anais de eventos científicos.

Para acessar a lista completa do ranking, acesse neste link a base de dados publicada.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo