Postado em sábado, 21 de outubro de 2023 às 16:04

Copasa afirma que não há menção a prejuízo dos padrões de potabilidade da água

Onze tipos de agrotóxicos foram identificados na água consumida pela população de Alfenas, segundo dados oficiais de 2022.


 Alessandro Emergente

Os padrões legais de potabilidade da água (se refere a qualidade, característica ou condição da água potável) não foram questionados pela ONG Repórter Brasil, que trouxe à tona a existência de 11 tipos de agrotóxicos na rede de abastecimento de Alfenas. A afirmação foi feita em nota pela Copasa que garantiu a qualidade da água distribuída a população.

No Sul de Minas, 90 cidades enfrentam o mesmo problema, segundo o levantamento com base em dados do Ministério da Saúde. Segundo a Copasa, a legislação apresenta limites estabelecidos como seguros para a presença de todas as substâncias que são investigadas e, somente valores que ultrapassa esses limites, indicam potencial risco à saúde da população.

De 90 cidades do Sul de Minas, que identificaram substâncias de agrotóxico na água consumida, 40 delas tiveram 11 tipos diferentes identificados, como é o caso de Alfenas. As demais tiveram pelo menos um tipo identificado.

Os dados analisados são de 2022 e foram retirados do Painel do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, do Ministério da Saúde. A revelação foi feita pelo site da ONG Repórter Brasil.

A Copasa informou que está realizando internamente um levantamento pormenorizado das observações registradas pela ONG Repórter Brasil, com todo o detalhe e rigor técnico para “que sejam refutadas quaisquer dúvidas ainda remanescentes”.

Confira, a seguir, a nota oficial na íntegra:

A Copasa informa que tem como prioridade prezar pelo compromisso de oferecer os melhores serviços aos seus clientes em Alfenas, com o foco não só na quantidade e na regularidade, mas também na qualidade da água distribuída à população.

E, para isso, somado aos constantes investimentos, está o rigoroso controle de qualidade exercido pela Companhia, que vai desde as análises realizadas no ponto de captação até o constante e frequente monitoramento da qualidade da água que chega aos imóveis dos clientes.

Essas análises têm estrita obediência aos padrões de vigilância sanitária e de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente, conforme portaria GM/MS 888/2021 do Ministério da Saúde, e são monitoradas por uma rede laboratorial estruturada, que inclui os laboratórios locais, regionais e também pelo Laboratório Central - este localizado na cidade de Belo Horizonte.

Vale destacar que a reportagem da ONG Repórter Brasil cita a detecção de agrotóxicos, porém não é mencionado se os padrões de potabilidade não foram atendidos. Diante disso, a Copasa esclarece que a legislação apresenta limites estabelecidos como seguros para a presença de todas as substâncias que são investigadas e, somente valores acima dos Valores Máximos Permitidos (VMP´s), indicam potencial risco à saúde da população.

Ainda assim, a própria portaria estabelece que na verificação do atendimento aos padrões de potabilidade, a detecção de eventuais ocorrências de resultados acima desses valores deve ser analisada em conjunto com o histórico do controle de qualidade da água.

A Copasa reforça que a vigilância e o rigoroso controle da qualidade da água configuram-se como um processo valoroso para a empresa, razão pela qual salienta que a água tratada e distribuída se encontra dentro dos padrões de potabilidade, não representando quaisquer riscos à saúde das populações atendidas.

A companhia ressalta ainda que o monitoramento é contínuo e, eventuais resultados anormais nas análises de qualidade de água dão origem a novas coletas amostrais, com a verificação do histórico geral de qualidade do sistema envolvido e, se necessário, inspeção sanitária para identificar possíveis causas e providências imediatas para a eliminação dessas causas e correção de problemas pontuais constatados.

Transparência

Assim, prezando pela transparência de sua atuação, a Copasa disponibiliza aos órgãos competentes todas as informações de controle da qualidade água, conforme prevê a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), no que diz respeito ao envio de informações de controle da qualidade da água pelos prestadores de serviço regulados pela Agência.

A Copasa também encaminha periodicamente os dados referentes ao relatório do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) para a Vigilância Sanitária dos municípios – responsáveis pelo lançamento das informações no portal Sisagua, do Ministério da Saúde, e para as secretarias municipais de saúde, como também divulga as informações relativas à qualidade da água na fatura mensal de serviços e no Relatório Anual da Qualidade da Água, disponibilizado no site www.copasa.com.br.

De toda forma e zelando pela qualidade da prestação de serviços para os municípios abordados pela reportagem, a Copasa está realizando internamente um levantamento pormenorizado das observações registradas pela ONG Repórter Brasil, com todo o detalhe e rigor técnico que o tema requer, para que sejam refutadas quaisquer dúvidas ainda remanescentes.

Relacionamento com o cliente

A empresa segue à disposição de seus clientes e pronta para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, inclusive sobre questões relacionadas à qualidade da água.

Para isso, além da Agência de Atendimento, a Copasa também disponibiliza, gratuitamente, seus canais de relacionamento. Os clientes podem falar com a Copasa, informando o endereço completo e o motivo do contato, a qualquer momento, por meio dos telefones 115 ou 0800 0300 115; do site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e iOS). É possível optar também pelo atendimento virtual via WhatsApp pelo número (31) 9 9770-7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.



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